Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional-sm > Núcleo de Arte e Cultura do Campus São Mateus - NAC
Início do conteúdo da página

Núcleo de Arte e Cultura do Campus São Mateus - NAC

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 14h35 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2026, 10h59

APRESENTAÇÃO

Identidade Visual NAC 1 1

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Ifes campus São Mateus tem por objetivo geral desenvolver a política cultural do campus São Mateus, baseada no reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais; democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural; articulação entre os campi do Ifes e articulação do campus com o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil com vistas à promoção da cidadania cultural.

Os Núcleos de Arte e Cultura foram instituídos pela Política de Cultura do Ifes (Resolução CONSUP/IFES nº 61, de 12 de novembro de 2021) com o objetivo de realizar e estimular a produção cultural, bem como orientar a oferta formativa em benefício da consolidação e do fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais em seu campus. Os núcleos de todas as unidades do Ifes se reúnem em um fórum intitulado Fórum dos Núcleos de Arte e Cultura (Resolução CONSUP/IFES nº 204/2023) que tem o objetivo de articular, planejar, acompanhar e avaliar a Política de Cultura do IFES.

No Ifes campus São Mateus o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) está atuante desde o ano de 2020 quando foi designada a primeira portaria de constituição. O Professor Alan Caldas Simões foi o primeiro presidente do NAC no ano de 2020, depois o núcleo teve continuidade com o professor Fabricio Borelli no ano 2021, e a seguir assumiu o professor Deyvid Willian Martins que atuou de 2022 a 2024. O professor Marcos Luis Christo está na presidência do NAC desde 2025. O trabalho do NAC vem sendo desenvolvido coletivamente pelos integrantes do núcleo, formado por servidores e estudantes, com participação do público interno e externo do campus. Neste período, destacam-se várias ações culturais, a construção da Sala do NAC e a continuidade da realização do Ifestival, momento especial da arte no campus São Mateus.

Imagem II Imagem III

 

CONTATOS

E-mail do NACnacEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e  nacEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E-mail do coordenador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Perfil em rede social: https://www.instagram.com/nac.ifes/

 

REGULAMENTO

 

Regimento Interno do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do campus São Mateus

https://gedoc.ifes.edu.br/documento/01EF1679D9CED0815E28962020CF8633?inlineR

 

PORTARIAS DE COMPOSIÇÃO

 

Composição atual do NAC

https://gedoc.ifes.edu.br/documento/AB8C87B03A4B2A18A032BE414491A3F9?inline

https://gedoc.ifes.edu.br/documento/7129AB2619877A3C74E662C97EA3ED66?inline

 

PROGRAMAS E PROJETOS

 

Programa de extensão Núcleo de Arte e Cultura do campus São Mateus (Processo Sipac nº 23157.001965/2023-36) é um programa de extensão voltado à produção e ao desenvolvimento artístico e cultural da comunidade externa e interna do campus São Mateus, em consonância com a Política de Cultura do Ifes e como uma maneira de manter o vínculo com a comunidade na qual o Ifes está inserido. Entre seus princípios estão: 1) reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais; 2) democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural; 3) articulação entre os campi do Ifes e articulação do campus com o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil, com vistas à promoção da cidadania cultural. Associa-se a este programa as ações e projetos artísticos e culturais desenvolvidos ao longo do ano letivo na instituição.

Situação: Ativo - Início: 2023 (em andamento).

 

Projeto de extensão Residência Artística Solar das Andorinhas (Processo Sipac nº 23157.001120/2024-21) tem o objetivo de trazer artistas para residirem ao longo por alguns dias na cidade de São Mateus, norte do estado, e, a partir desta vivência, produzirem trabalhos tensionando a história da cidade na contemporaneidade. O projeto pretende executar quatro ciclos, onde a cada ciclo são convidados dois artistas de relevância nacional para que juntos criem seus trabalhos. Os artistas deverão ofertar oficinas a estudantes e contarão com a provocação de um curador e uma historiadora da cidade. Todo o projeto é executado a partir de fomento de editais apropriados e apoio dos entes envolvidos e buscar incluir grupos minoritários em suas diversas ações. O projeto propõe ainda a criação de acervo de arte contemporânea da cidade de São Mateus.

Situação: Encerrado - Início 2024/Fim 2025.

 

Ifestival Arte & Cultura é um evento acadêmico realizado desde 2017 pelo Ifes campus São Mateus, com participação contínua do NAC, que tem como objetivo o desenvolvimento cultural e a democratização do acesso à arte e à cultura no ambiente escolar, através de ações de produção, reflexão, fruição e formação de plateia. No evento são apresentados trabalhos em diversas modalidades artísticas como teatro, performance, dança, música, vídeo, fotografia, escultura, desenho, pintura, grafite, colagem, poesia, palestras e oficinas culturais, entre outros trabalhos de natureza artística e/ou científica de cunho cultural.

Situação: Ativo - Início 2017 (em andamento).

 

RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO

 

Relatório de execução de atividades do NAC no ano de 2025 https://drive.google.com/file/d/1iQK7grQO7e6oII3HvbzBZZDZ3stTeE35/view?usp=sharing

 

EDITAIS

 

Ifestival Arte e Cultura:

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/2025/Minuta_do_Edital_Ifestival_2025.docx_2.pdf

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/editais/2024/ifes-smt-edital-ifestival-2024.pdf

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/editais/2023/ifes-smt-minuta-edital-ifestival-2023.pdf

 

Seleção de bolsistas programa do NAC:

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/Edital_Interno_Paex_2025.docx.pdf

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/2025/Resultado_Final_Edital_Interno_Paex_2025.docx.pdf

 

Residência artística Solar das Andorinhas:

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/editais/2024/ifes-smt-edital-20-2024-residencia-artistica.pdf

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/editais/2024/ifes-smt-resultado-final-edital-20-2024.pdf

 

Apoio ações de pesquisa e extensão:

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/dppge/Chamada_P%C3%BAblica_-_Apoio_a_a%C3%A7%C3%B5es_de_pesquisa_e_extens%C3%A3o.docx.pdf

https://saomateus.ifes.edu.br/arquivo/documento/dppge/Chamada_P%C3%BAblica_-_Apoio_a_a%C3%A7%C3%B5es_de_pesquisa_e_extens%C3%A3o_-_Anexo_II.docx.pdf

 

NOTÍCIAS

 

Notícias publicadas no site e das redes sociais do campus São Mateus:

 

https://saomateus.ifes.edu.br/noticias/1601-inscricoes-para-o-ifestival-vao-ate-20-de-novembro

https://saomateus.ifes.edu.br/noticias/1593-oficina-de-aquarela-transforma-tirinhas-de-estudantes-em-narrativas-coloridas-sobre-a-identidade-de-sao-mateus

https://saomateus.ifes.edu.br/noticias/1477-novos-espacos-no-campus

https://saomateus.ifes.edu.br/noticias/1455-dia-08-acontecera-9-edicao-do-ifestival

https://saomateus.ifes.edu.br/noticias/1291-ifestival-2022-foi-um-sucesso

https://saomateus.ifes.edu.br/noticias/1283-programacao-do-ifestival-2022

https://www.instagram.com/p/DR0BFfrgVHr/

https://www.instagram.com/p/DRuGMAvDTz6/?img_index=1

https://www.instagram.com/p/DRrhVprjWvU/?img_index=1

https://www.instagram.com/p/DRCW0gUje9O/?img_index=1

https://www.instagram.com/p/DOqbGSRjfEZ/?img_index=1

https://www.instagram.com/p/DOgtoRqjbzD/?img_index=1

https://www.instagram.com/p/DKAZl6du-KC/?img_index=1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página