Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Empresária atendida por projeto de extensão conta um pouco de sua experiência
Início do conteúdo da página

Empresária atendida por projeto de extensão conta um pouco de sua experiência

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 12h48 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h32
imagem sem descrição.

Experiência, capacitação e qualidade dos produtos. Esta tem sido a receita de sucesso da confeitaria Santo Bolo, micro empresa atendidada pelo projeto de extensão Empreende Sama, vinculado ao Programa Nacional IF Mais Empreendedor. O objetivo do trabalho é traçar caminhos para driblar os desafios gerados pela pandemia de Covid-19 nas micro e pequenas empresas locais, propiciando assim o desenvolvimento e mitigando os impactos negativos da pandemia.

A Santo Bolo, com o apoio da bolsista Esther Roberta Borges, tem conseguido mudar seu posicionamento quanto empresa, e trilhar o caminho da inovação para alavancar suas vendas e ampliar o leque de produtos. Josiane Machado, proprietária do negócio e confeiteira, conta que desde que começou a participar do IF Mais Empreendedor tem pensado bastante sobre maneiras de inovar na sua área de trabalho, seja nos processos do dia a dia ou nos produtos oferecidos a seus clientes. Ela acredita que existem muitas formas de fazer a diferença no ramo e que para isso é necessário que haja uma saída da zona de conforto.

Josiane conta que seu espírito empreendedor começou na infância, quando vendia sacolé (conhecido na região por chup-chup) juntamente com sua mãe. Mais tarde, a empresária optou por seguir o caminho da advocacia, formando-se em direito no ano de 2015 e atuando em sua área até o início 2020, quando decidiu entrar no ramo da confeitaria.

Em 2017 Josiane já ajudava sua mãe em encomendas de bolos, sendo elas umas das primeiras confeiteiras de sua cidade a se arriscar na cobertura "chantininho", até então pouco conhecida pelas docerias.

Em meio a pandemia, por uma decisão pessoal, a empresária deixou Jerônimo Monteiro e mudou-se para São Mateus, passando a dedicar-se exclusivamente ao que lhe faz feliz: A produção de seus doces. Hoje, ela conta que está sempre em busca de surpreender seus clientes a cada encomenda, com o propósito de que aquele momento seja único, sendo lembrado com carinho e que os sabores do alimento tragam boas lembranças a todos que o degustarem.

Neste caminho teve a oportunidade de participar da ação de extensão Empreende Sama - projeto de capacitação, apoio e orientação a micro e pequenas empresas do Ifes Campus São Mateus, coordenado pelo servidor Huarley Lemke e contemplado com apoio na chamada Mec/Setec do edital IF Mais Empreendedor. A ação tem por objetivo construir uma ponte com o mercado e ajudar pequenas e microempresas afetadas com a pandemia, possibilitando emergir um modelo de negócios articulado com o arranjo produtivo local e inserir os discentes no campo da atuação prática, com um legado na área de empreendedorismo, inovação e comércio.

A empreendedora avalia que o projeto tem contribuído para seus negócios e conquistas, possibilitado pelas capacitações do projeto que acontecem semanalmente, sempre às terça-feiras às 19 horas. E já faz planos para o futuro, onde pretende abrir um bistrô para ofertar aos clientes seus doces, cafés, tortas, salgados e afins.

Deseja conhecer um pouco mais do trabalho da empresária? Acesse sua página na rede social https://www.instagram.com/santobolosm/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página