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Orientações sobre o retorno presencial de forma flexível

Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 09h04 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h16

Confira as principais dúvidas sobre as atividades presenciais do ensino flexível:

1 - O que é a Estratégia de Ensino Flexível?
2 - Quando começam as aulas presenciais do ensino flexível no Campus São Mateus?
3 - Como o Campus São Mateus vai operacionalizar a estratégia de Ensino Flexível?
4 - Quais disciplinas terão atividades práticas presenciais? E os horários?
5 - O que o estudante deve fazer para confirmar ou não sua participação nas atividades presenciais?
6 - O que devo fazer se não quiser ou não puder participar das atividades presenciais?
7 - Quais medidas foram tomadas para garantir o retorno seguro às atividades presenciais no campus?
8 - Já existe uma avaliação do número de alunos por laboratórios ou salas de aulas no campus?
9 - O laboratório de informática também retorna, certo?
10 - No retorno das atividades práticas, os Assistentes de Alunos ficarão com a função de fiscalizar, evitando-se as aglomerações?
11 - Haverá distribuição de EPIs/máscaras?
12 - Haverá funcionamento da cantina?
13 - Quais os cuidados para utilização dos bebedouros?
14 - O campus realizou alguma pesquisa com servidores sobre a vacinação?
15 - O que fazer em caso de suspeita de Covid-19? e no caso de testagem positiva?
16 - A Biblioteca voltará a funcionar regularmente?
17 - Como será feita a medição de temperatura?

 

1 - O que é a Estratégia de Ensino Flexível?
É uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e Presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no Campus.

2 - Quando começam as aulas presenciais do ensino flexível no Campus São Mateus?

As atividades práticas presenciais serão iniciadas a partir do dia 10/11/2021, sendo que, de 03 a 09/11, as aulas serão por meio de APNPs com orientações a respeito do retorno presencial.

3 - Como o Campus São Mateus vai operacionalizar a estratégia de Ensino Flexível?
Ficou estabelecida a oferta presencial de disciplinas de natureza prática, organizadas e definidas pelas coordenadorias de cursos e áreas. As demais disciplinas iniciarão a oferta por meio de APNPs.
A oferta presencial, prevista para 2021/2, será continuamente avaliada, levando em consideração a conjuntura e as orientações e normatizações dos órgãos superiores competentes, de modo a aperfeiçoar, readequar e/ou ampliar a oferta.
No caso dos cursos de Pós-Graduação, as atividades presenciais estão sendo organizadas pela PRPPG, com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus e Colegiados dos Cursos/Programas.

4 - Quais disciplinas terão atividades práticas presenciais? E os horários?
Os horários foram reorganizados de modo a viabilizar a conjugação de atividades presenciais e não presenciais, seja pelos discentes, seja pelos docentes.
Confira o horário das disciplinas em que haverá atividades práticas presenciais, os dias, horários e locais estabelecidos.


5 - O que o estudante deve fazer para confirmar ou não sua participação nas atividades presenciais?
Os estudantes matriculados em alguma disciplina com atividades presenciais, ou seus responsáveis legais (menores de idade ou impedidos), deverão preencher, imprimir e assinar uma das autorizações que constam como anexo da Portaria nº. 1191, de 22 de julho de 2021 e encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 04/11. Enviar o formulário por e-mail (digitalizado ou foto legível) com o título e o nome do arquivo identificados com o nome completo do estudante e turma (ex.: erickcarlosdasilva_1MIV.pdf).

6 - O que devo fazer se não quiser ou não puder participar das atividades presenciais?

Conforme determina o art. 4º da Portaria Nº 1191, a participação nas atividades presenciais será facultativa aos discentes e sua manifestação deverá ser expressa mediante assinatura das autorizações da Portaria. Nº 1191 , quando menor de idade, por seu responsável legal, nos termos deste regulamento.

Os discentes que não tiverem condição de participar das atividades que serão executadas de forma presencial, deverão enviar solicitação para o e- mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título justificativa e o seu nome (ex.: Justificativa Erick Carlos da Silva) até o dia 04 de novembro de 2021. Os pedidos serão analisados pela Coordenadoria de Curso, Gestão Pedagógica, Equipe multidisciplinar e Napne, quando houver estudante com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).

Atenção: Aqueles que optarem por não participar presencialmente, devem estar atentos ao fato de que as atividades presenciais que não são possíveis de serem adaptadas por APNPs, implicará em carga horária pendente no curso no qual está matriculado/a, devendo o/a discente e seu responsável legal, mediante assinatura do Anexo II da Resolução, estarem cientes de que seu cumprimento é imprescindível para a conclusão do curso.

7 - Quais medidas foram tomadas para garantir o retorno seguro às atividades presenciais no campus?
O campus instituiu a Comissão do Protocolo de Retorno e Biossegurança de retorno às atividades presenciais, que teve por objetivo estabelecer diretrizes específicas e orientar sobre as condutas preventivas e de adequação estrutural para o uso dos ambientes acadêmicos e administrativos. Essa comissão é formada por uma equipe multidisciplinar (técnicos em enfermagem, docente, assistente em administração, técnica em assuntos educacionais, técnicos de laboratório, e relações públicas), que trabalha de forma integrada, com base em evidências técnicas, orientações e protocolos publicados por órgãos governamentais, como:
Protocolo da Rede Federal;
Protocolo do Ifes; e
Notas Técnicas SESA.
Acesse o relatório produzido pela comissão com as principais ações, processos de aquisição de insumos, portarias de orientação publicadas e diretrizes específicas, condutas educativas e preventivas e ações ligadas à adequação da infraestrutura.

8 - Já existe uma avaliação do número de alunos por laboratórios ou salas de aulas no campus?
Sim. A Comissão do Protocolo de Retorno e Biossegurança já demarcou todos os ambientes letivos (laboratórios e salas de aulas), indicados pelos coordenadores de curso e área.
Sempre que a coordenação do curso desejar orientações ou nova delimitação dos espaços, pode acionar a comissão local.

9 - O laboratório de informática também retorna, certo?
Sim, os laboratórios de Informática I e II serão utilizados exclusivamente para aulas, respeitando o número máximo de pessoas nesses ambientes. Inicialmente, o laboratório de Informática III permanecerá fechado, uma vez que ainda possuímos computadores emprestados aos estudantes para realizarem as APNPs.

10 - No retorno das atividades práticas, os Assistentes de Alunos ficarão com a função de fiscalizar, evitando-se as aglomerações?
Não. A responsabilidade é individual e de todos. Cabe aos servidores e alunos cumprir o estabelecido pelas normas institucionais e das autoridades sanitárias. Todos os servidores devem contribuir com o processo de orientação aos estudantes, inclusive os Assistentes de Alunos.

11 - Haverá distribuição de EPIs/máscaras?
Não. Cada estudante é responsável pela aquisição de seus equipamentos de proteção individual, à exceção dos necessários para o laboratório de soldagem.
Não haverá distribuição de máscaras para estudantes. Todos os estudantes, estagiários, trabalhadores, inclusive os temporários ou terceirizados, bem como visitantes, deverão utilizar máscara de tecido (pano) ou de TNT (tecido não tecido), preferencialmente tripla camada, guardar distanciamento social de no mínimo 1 metro, manter frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70% e praticar etiqueta respiratória. A orientação é que todos os frequentadores do campus devam ter consigo mais de uma máscara, para troca em caso de necessidade.

12 - Haverá funcionamento da cantina?
Inicialmente não havia previsão de funcionamento da cantina do campus em 2021. Mas em conversa com o responsável pela cantina foi possivel o retorno das atividades a apartir do dia 10/11/2021, servindo lanches, almoço e jantar.

13 - Quais os cuidados para utilização dos bebedouros?
Os bebedouros industriais foram adaptados com acionamento exclusivo por pedal, de forma a evitar ou minimizar o contato direto das pessoas com este equipamento. Logo acima de cada torneira, existe um adesivo para ilustrar a forma de uso do pedal. Cada um deve possuir garrafinha ou copo de uso individual. A ingestão de água diretamente no bebedouro é proibida.

14 - O campus realizou alguma pesquisa com servidores sobre a vacinação?
Sim. Todos os servidores da instituição, incluindo os terceirizados e estagiários, tiveram a oportunidade de se vacinar no grupo de trabalhadores da Educação, com o fornecimento de declaração. Cabe lembrar que ser vacinado é uma decisão individual e não é possível obrigar a apresentação dos comprovantes de vacinação contra Covid.

15 - O que fazer em caso de suspeita de Covid-19? E no caso de testagem positiva?
O discente com suspeita de Covid não deve comparecer ao campus. Deve procurar o serviço de saúde externo, público ou privado, para investigação diagnóstica e tratamento; encaminhando atestado médico por e-mail para a Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP) e Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Caso comece a apresentar algum sintoma enquanto estiver no campus, deve se dirigir à CAM ou à CGP para receber orientações.
O campus adotará as medidas de proteção adequadas relacionadas ao rastreamento, contatos telefônicos e/ou suspensão de atividades presenciais da(s) turma(s) ou grupos de pessoas, caso necessário.

16 - A Biblioteca voltará a funcionar regularmente?
A partir do início das atividades presenciais, a Biblioteca retomará a circulação de materiais (empréstimos, devoluções e reservas). Contudo, não será permitida a entrada no salão, pois esse espaço será utilizado para organização dos itens devolvidos, que deverão ficar separados por prazo de 7 (sete) dias, antes de retornar às estantes para novos empréstimos, conforme previsto na “Proposta de trabalho para bibliotecas do Ifes durante a pandemia do coronavírus, por ocasião de determinação de encerramento do período de isolamento social”, documento que integra o protocolo de retorno do Ifes.
Será atendido/a um/a usuário/a de cada vez, devendo ser observada a marcação de distanciamento indicada no piso e a obrigatoriedade do uso de máscara.
Para agilizar o atendimento, os materiais disponíveis e/ou emprestados poderão ser reservados por meio do sistema Pergamum. Eles ficarão reservados para o/a interessado/a em até 48 horas depois de feita a reserva (no caso dos materiais disponíveis) ou depois de concluído o período de quarentena (no caso dos materiais que estavam emprestados e foram devolvidos).
Outros atendimentos (emissão de declarações, atendimento em relação a normalização de trabalhos acadêmicos, esclarecimento de dúvidas sobre funcionamento e atividades de circulação, dentre outros) continuarão sendo feitos via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), telefone ou WhatsApp setorial (27-3767-7018).

17- Como será feita a medição de temperatura?
Conforme previsto no protocolo do Ifes, haverá termômetros infravermelhos localizados na entrada do galpão e dos Anexos I e II, para medição de temperatura corporal. Os estudantes e trabalhadores, inclusive estagiários e terceirizados, devem medir sua temperatura corporal antes de iniciarem suas atividades. Para temperaturas corporais normais, o termômetro informará a seguinte mensagem: “Temperatura normal”. Para temperaturas superiores a 37,5°C, será informado: “Temperatura elevada”. Quando da detecção de alteração da temperatura corporal para valor igual ou superior a 37,5ºC, a pessoa deve procurar a Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM) ou a Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP) e será orientada a permanecer em área sombreada por, no mínimo, 10 minutos. Posteriormente, a temperatura será aferida em seguida para descartar possível aumento da temperatura em função da exposição ao sol (calor). Aqueles que apresentarem temperatura corporal igual ou superior a 37,5ºC, com ou sem sintomas gripais, não devem adentrar no Instituto.

 

 

 

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