Página inicial > Notícias > Ifes firma parceria com universidade espanhola

Ifes firma parceria com universidade espanhola

Publicado: Quinta, 12 de Agosto de 2021, 11h33 | Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 11h33

Convênio com a Universidad de Alcalá de Henares prevê intercâmbio e cooperação entre pesquisadores.

O Instituto Federal do Espírito Santo tem nova parceria internacional, com a Universidad de Alcalá de Henares (UAH), localizada na comunidade de Madrid, na Espanha. A cooperação foi firmada no dia 27 do mês de julho, com a assinatura de convênio bilateral pelo reitor, Jadir José Pela, e pelo vice-reitor de relações internacionais, Julio Cañero Serrano.

Além do intercâmbio de docentes e técnicos administrativos, o acordo prevê cooperação entre programas de pesquisas, principalmente no âmbito dos cursos de pós-graduação. A aproximação entre as universidades começou há cerca de 1 ano, liderada pelo professor Daniel Cruz Cavalieri, membro permanente do mestrado profissional em Engenharia de Controle e Automação do Campus Serra, e sua orientadora de doutorado, Sira Elena Palazuelos Cagigas, professora titular da UAH e ex-diretora de pesquisa.

Dentre os benefícios da parceria, cabe destacar a internacionalização dos programas de pós-graduação, principalmente dos programas de mestrado profissional do Campus Serra. Além disso, temas como Processamento da Linguagem Natural e Inteligência Artificial deverão ser compartilhados, fortalecendo a pesquisa neste campo.

Ainda serão elaboradas as estratégias para o intercâmbio de alunos, principalmente em relação a bolsas de pesquisa. Assim, os interessados na oportunidade devem acompanhar a oferta de vagas realizada por meio de edital específico, coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais e divulgado por meio digital.​

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria)