Página inicial > Notícias > Parlamentar visita o Campus São Mateus

Parlamentar visita o Campus São Mateus

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 11h51 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 18h38

O Deputado Federal Felipe Rigoni (PSB) visitou o campus e ouviu sobre as necessidades estruturais da escola.

O Ifes em São Mateus recebeu a visita do parlamentar nesta terça-feira, 4, no início da tarde. Felipe Rigoni foi conduzido pelo campus acompanhado pelo diretor-geral, Aloisio Ramos, pelo diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Eros Spalla e, também, pelos professores Thiago Maduro, Carlos Eduardo Silva Abreu e Renata Stange. A equipe do Ifes descreveu a ele as dependências, áreas construídas e áreas livres da instituição. O propósito da visita, segundo Felipe, foi conhecer de perto os projetos que foram contemplados com verba de emenda parlamentar do deputado, e ainda, conhecer melhor o campus, visto que é referência em educação na região norte capixaba.

Ao ser questionado sobre sua percepção sobre o Campus São Mateus, o deputado respondeu: “eu acho o trabalho do Ifes, como um todo, extremamente importante porque conecta a academia com a sociedade e com o mercado, por isso gosto tanto de apoiar o Ifes”, e afirmou ainda que “essa percepção nos ajuda a pensar em como a gente pode ajudar no futuro”. A apresentação do campus com sua estrutura e atuação, é importante para dar transparência às ações institucionais do Ifes. Rigoni também comentou que a instituição alia a prática ao aprendizado, o que é importante para os estudantes no processo de formação profissional e contribui com a construção cidadã, uma vez que a sociedade participa da instituição através da extensão.

Durante a visita, Aloisio explicou ao Felipe Rigoni as dificuldades enfrentadas pela instituição por conta da limitação estrutural, o que impede a expansão do campus e, consequentemente, a oferta de novos cursos, seja no ensino regular, na pesquisa ou na extensão.

O Campus São Mateus submeteu vários projetos ao edital de emendas parlamentar do deputado Felipe Rigoni (Edital nº 03 de Emendas Parlamentares) com a intenção de conseguir recursos para a realização de obras e adequação de espaços, como por exemplo: cobertura da quadra esportiva e vestiários, Biblioteca multinível, Napne, centro cultural, Casa NZEB (near zero energy buildings), e ainda, o Escritório de Projetos – todos projetos que dependem de verba para serem implantados no campus. Caso sejam contemplados com os recursos específicos do edital parlamentar, serão concretizados no Campus São Mateus, qualificando ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão aqui realizados.

O professor Eros também comentou sobre a necessidade de ajuda através de outras fontes que não sejam as do orçamento público destinadas à educação em rubrica específica: “a gente reforça a importância desse apoio da bancada federal porque a nossa restrição orçamentária está muito grande nos últimos anos”, disse ele ao deputado Felipe Rigoni. Em resposta, o parlamentar disse estar à disposição da instituição, independentemente da ajuda parlamentar via edital: “o Ifes faz um trabalho maravilhoso e deve ser apoiado mesmo”, concluiu.

O diretor-geral do Campus são Mateus agradeceu a visita e também se colocou à disposição do deputado para qualquer esclarecimento que for necessário.

Edital de Emenda Parlamentar

Os editais de Emendas Parlamentares têm por objetivo selecionar propostas de projetos de diversas áreas, sobretudo, da saúde, e explicar como os processos decisórios, sobre o destino das emendas, serão executados.

O valor previsto para as emendas parlamentares referentes ao edital nº 3 (inscrições encerradas em julho de 2021) será de doze milhões de Reais, no entanto, 50% deste valor deve ser destinado a projetos de saúde, uma exigência legal.

Podem se cadastrar neste tipo de edital organismos da administração pública direta e indireta que atuam em qualquer município capixaba (no caso do edital do Deputado Felipe Rigoni), independentemente da esfera, que pode ser municipal, estadual ou federal, como por exemplo, secretarias, prefeituras, fundações públicas e instituições federais de ensino.

Atualmente, o Campus São Mateus tem dois projetos que já foram contemplados com verba parlamentar graças à submissão e aprovação no edital anterior, foram eles a Fecinc e Núcleo de Empreendedorismo Oportunidades.

Deputado Federal Felipe Rigoni em visita ao campus, segundo da esquerda para a direita.