Empresa visita incubadora do Campus São Mateus
Empresa do ramo imobiliário tem interesse em implantar hub em nossa região.
Na manhã desta quinta-feira (29) recebemos na sede da incubadora do Ifes Campus São Mateus a equipe da Soma Urbanismo para um café da manhã, com a presença do senhores Flavio Ferreira e Yuri Nico, que vieram conhecer um pouco dos trabalhos da incubadora e as instalações do campus.
A visita teve início guiada pelo professor Thiago Rafalski Maduro, que apresentou o galpão da mecânica, os laboratórios de manutenção, soldagem, metalografia, ensaios destrutivos e não destrutivos, laboratório de hidráulica e pneumática, entre outros. Também acompanhou a visita o professor da mecânica Felipe Costa Novo Malheiros.
As instalações do cursso de eletrotécnica foram apresentadas pelo professor Cristiano Tavares, que mostrou alguns trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos, como a robótica e os trabalhos com as impressoras 3D.
O gestor do Núcleo Incubador, Huarley Lemke, falou um pouco da importância dos espaços e laboratórios para as atividades dos incubados e como a instituição ajuda neste processo, desde a fase inicial da ideia até prototipagem, capacitação e comercialização. Hoje o campus conta com 10 empresas incubadas, nas mais diversas áreas.
Ainda na pauta da visita estava a proposta de fortalecimento do ecossistema norte capixaba de inovação, com destaque para São Mateus, nos moldes da criação de um hub de inovação local. Flavio citou o exemplo bem sucedido do Base27, com sede em Vitória.
Hubs de inovação são espaços físicos nos quais startups podem colocar em prática as suas ideias inovadoras. Lá, os empreendedores, têm acesso a um espaço para trabalhar, conhecer outros negócios, obter investimentos e fazer parcerias com grandes empresas.
Flavio falou um pouco dos trabalhos no Base27, contou a história do hub e como São Mateus tem a ganhar com a inovação, da importância para a região, do desenvolvimento local e retenção de talentos na região.
A visita foi muito proveitosa para integração da academia com o setor produtivo, e como pauta ficou acertado uma visita conjunta no ecossistema catarinense para as próximas semanas. Ainda estavam presentes na visita a servidora Patrícia Queiroz e o extensionista Rafael Stange.
Redes Sociais