Página inicial > Notícias > PRPPG orienta pesquisadores sobre a realização de atividades laboratoriais

PRPPG orienta pesquisadores sobre a realização de atividades laboratoriais

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 11h34 | Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 11h34

Normativa possibilita que alunos e pesquisadores desenvolvam as atividades de pesquisa, seguindo os protocolos de retorno do Ifes.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG) divulgou normativa para orientar a realização de atividades de campo ou no laboratório durante o momento atual de pandemia. Acesse a orientação normativa nº 1/2021.

O documento possibilita aos alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu a realização de suas atividades laboratoriais, sob condição de ausência de aglomeração, considerando a anuência por parte dos alunos e dos seus orientadores, assim como, as normas estabelecidas pelo campus e os protocolos de retorno do Ifes. Os alunos vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) e os pesquisadores com projetos de pesquisa aprovados em órgãos de fomento ou registrados no SigPesq também poderão acessar os laboratórios para executar seus planos de trabalho, desde que alunos e orientadores estejam de acordo e seguindo as normas definidas pelo campus e os protocolos de retorno da instituição.

No caso dos alunos de cursos técnicos, o acesso para o desenvolvimento das atividades de pesquisa fica condicionado ao retorno gradual dos servidores, conforme a Portaria da Reitoria n° 18/2021 e a própria orientação normativa, mediante apresentação de autorização ou declaração.

A orientação normativa PRPPG nº 1/2021 leva em consideração o protocolo de biossegurança da pesquisa e da pós-graduação, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão do Ifes (Cepe) e pelo Colégio de Dirigentes; e a normativa da Diretoria-Geral do Campus, ouvidos a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e o Conselho de Gestão dos Campi do Ifes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria)