Página inicial > Notícias > Funcionamento administrativo do Campus São Mateus durante a pandemia

Funcionamento administrativo do Campus São Mateus durante a pandemia

Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 15h22 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 16h55

Técnicos administrativos do Campus São Mateus retornam de forma gradual as atividades presenciais.

As atividades administrativas que estavam sendo desenvolvidas de forma remota desde 18 de março de 2020, por conta do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), começaram a ser realizadas de forma presencial, gradativamente, no dia 22 de fevereiro de 2021. No entanto, todas as atividades letivas presenciais continuam suspensas por decisão do Conselho Superior do Ifes (CS), até o dia 30 de junho de 2021.

O atendimento ao público externo segue preferencialmente de forma virtual através de email, no entanto, já há a possibilidade de atendimento presencial em alguns departamentos, no turno matutino (gabinete da direção-geral e Registro Acadêmico, por exemplo). Aconselhamos aos interessados em atendimento que enviem email ao setor primeiramente para ver a disponibilidade de horários. Ressaltamos ainda que, durante esse período de retorno gradual às atividades presenciais, nem todos os dias poderão ter servidores nos locais de atendimento, visto que uma parte dos trabalhadores não poderão retornar às atividades presenciais por estarem inseridos no grupo considerado de risco, devendo permanecer em trabalho remoto. Poderá haver também revezamento de servidores em algumas situações.

Atividades de pesquisa e extensão estão suspensas até o dia 27 de março, os laboratórios permanecerão fechados. As bolsas estão mantidas. De acordo com a A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), as atividades de pesquisa de Iniciação Científica, atividades em campo e da pós-graduação lato e stricto sensu devem ser realizadas, preferencialmente, sob condições de ausência de aglomeração nos espaços dos campi (laboratórios, salas, unidades experimentais de campo, etc.), e, havendo possibilidade, sob condição remota, assim como levando em consideração a anuência de alunos e bolsistas.

A cantina estará fechada durante o período de suspensão das atividades do Ensino. Os serviços essenciais de limpeza, manutenção e segurança estão mantidos.

Trabalhadores

Os servidores, funcionários terceirizados e estagiários devem obedecer às orientações e regras, como por exemplo, uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento entre pessoas.

O Ifes reforça a necessidade de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Além dos cuidados de higiene, é recomendado que servidores evitem sair e, quando for preciso, não frequentem locais cheios e fechados. Outras medidas poderão ser adotadas de acordo com o cenário nacional e do estado do Espírito Santo (ES). O Campus São Mateus comunicará a comunidade exclusivamente pelos canais institucionais: site, Instagram e Facebook, e aos servidores, através do email institucional.

Registro de ponto: as horas trabalhadas presencialmente serão registradas normalmente no sistema de registro de ponto (entrada e saída), as demais horas, registradas como trabalho remoto.

Utilização de veículo oficial: para solicitar a utilização do veículo oficial do campus, é necessário preencher o formulário de acompanhamento de servidores, conforme link abaixo. Para os servidores que façam parte de grupos de risco ou residam conjuntamente com pessoas de grupos de risco, não será permitida a utilização do veículo oficial do Campus São Mateus.

Formulários

Preenchimento dos formulários de acompanhamento de servidores e estagiários: É de suma importância o preenchimento dos formulários de acompanhamento de servidores e estagiários para que a Comissão e os Diretores possam orientar a comunidade escolar da melhor maneira possível e determinar o momento mais oportuno para o retorno às atividades presenciais. A cada atualização que houver nas condições do servidor, é importante que preencha o formulário novamente para que os dados estejam sempre atualizados.

- Formulário para os servidores

- Formulário para os estagiários

Os casos omissos serão deliberados pelos gestores do campus.