Página inicial > Notícias > Formandos do Campus São Mateus colam grau virtualmente

Formandos do Campus São Mateus colam grau virtualmente

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 10h13 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 15h53

Aconteceu na terça-feira, dia 28, a Colação de Grau de cinco formandos do Curso de Engenharia Mecânica do Ifes, Campus São Mateus. Os estudantes Dayane Cussiol Monfardim, Karoliny Eler Oliveira Santos, Lorenna Lúcia Bastos Bandeira, Matheus Alves Lima e Wagner Fanticelle, foram outorgados pelo diretor-geral do campus, professor Aloisio Ramos da Paixão, por competência do Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, considerando a Instrução Normativa nº 21 de 16 de março de 2020 e conforme previsto na Portaria nº 871 de 17 de abril de 2020.

A Colação de Grau é um ato administrativo e legal, sendo requisito obrigatório para a outorga de grau aos formandos, ato este, reconhecido pela Portaria nº 185, de 16.03.2018, publicado no DOU nº 53, Seção 1, data: 19 de março de 2018.

Entrega à sociedade

Para o Campus São Mateus a conclusão de um curso ofertado pela instituição é uma satisfação imensa porque é o momento máximo do processo de formação do estudante, é quando a finalidade da escola é cumprida e quando a sociedade recebe novos profissionais para o mercado de trabalho; profissionais capacitados, qualificados e com consciência cidadã aprimorada.

Isto motiva orgulho também porque a entrega é fruto dos impostos pagos, convertidos em Educação gratuita e de qualidade conferida através dos índices nacionais, uma vez que a instituição é mantida por este erário. O Ifes orgulha-se também do esforço, competência e disposição de cada formanda e formando.

Pandemia e isolamento social

Esta foi a primeira formatura realizada pelo Campus São Mateus de forma virtual, uma exceção à forma tradicional destes eventos.

Por causa do isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, o Ifes adotou a realização de trabalho remoto e suspensão da realização de qualquer evento presencial para evitar aglomeração de pessoas e com isto, evitar o contágio pelo coronavírus. Dessa forma, não foi possível a realização de Colação de Gabinete, como é conhecida a cerimônia onde os formandos recebem a outorga de grau diretamente da autoridade competente para o ato e com testemunhas e assinaturas imediatas de documentos, presencialmente em um mesmo local.

Em todo o país, instituições de ensino estão realizando estas cerimônias de forma virtual, ou seja, através do ambiente eletrônico sem a presença física das pessoas envolvidas. No caso do Campus São Mateus, os documentos foram enviados por email e assinados eletronicamente, graças à metodologia virtual adotada na instituição.

A direção-geral do Ifes, Campus São Mateus, parabeniza as formandas Dayane Cussiol Monfardim, Karoliny Eler Oliveira Santos, Lorenna Lúcia Bastos Bandeira e os formandos Matheus Alves Lima e Wagner Fanticelle pela conclusão do Curso de Engenharia Mecânica, sendo-lhes outorgado o Grau de Bacharela e Bacharel em Engenharia Mecânica.

ifes sama formatura virtual formandos