Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Servidora do Campus São Mateus tem livro publicado pela Edifes
Início do conteúdo da página

Servidora do Campus São Mateus tem livro publicado pela Edifes

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 11h47 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 12h11

A bibliotecária do Campus São Mateus, Rossanna dos Santos Santana Rubim, publicou o livro "Leitura literária e tecnologias de informação e comunicação", que é resultado de uma pesquisa realizada durante o mestrado, sob orientação da professora Maria Amélia Dalvi (Ufes). O título foi lançado pela Editora do Ifes (Edifes) e está disponível em formato ebook para download (baixe aqui o livro).

O objetivo da pesquisa, que foi financiada pela Capes, foi identificar e analisar práticas e representações de leitura literária de um grupo específico de estudantes do Ifes Campus São Mateus, e compreender algumas características desses leitores, além de coletar impressões das apropriações de suas leituras literárias frente a tecnologias de informação e comunicação contemporâneas que se apresentam como suporte à palavra escrita (impressos, smartphones, tablets, e-readers, notebooks). Esta pesquisa, agora em formato de livro, traz contribuições no que refere à identificação de práticas de leituras de um público predominantemente jovem, cujas preferências literárias vão ao encontro dos gostos atuais de uma sociedade globalizada e integrada em rede, que se apropriam de suportes textuais em diferentes formatos, mas os selecionam considerando também os gêneros textuais, tendo demonstrado que as representações de literatura estão fortemente relacionadas com o suporte impresso.

A publicação deste livro é também prestígio para o Ifes Campus São Mateus, uma vez que contribui através do seu conteúdo informativo para a formação pedagógica e científica da comunidade acadêmica.

 

Apresentação do livro pela direção do campus:

A Direção-geral do Campus São Mateus parabeniza a pesquisadora Rossanna dos Santos Santana Rubim, servidora bibliotecária/documentalista do campus, pela publicação do livro “Leitura literária e tecnologias da informação e comunicação: um estudo de caso”. Ao propor em sua pesquisa, a investigação de como se figura atualmente as relações entre leitores e leituras literárias frente a suportes tecnológicos, em relação às práticas de leitura e às percepções dos estudantes do Ifes - Campus São Mateus frente ao texto literário inscrito em suportes eletrônicos ou digitais, a autora compartilha com os leitores a sua vivência e evidencia a sua interação com os frequentadores da biblioteca escolar e apresenta a sua participação colaborativa nas atividades de ensino desenvolvidas no campus, principalmente em parceria com os professores da área de linguística e literatura. A Direção-geral do Campus São Mateus agradece à Rossanna dos Santos Santana Rubim pelo profissionalismo e pelas contribuições nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

A autora

rossanna Rossanna é mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, bacharel em Biblioteconomia pela mesma universidade, especialista em Novas Tecnologias na Educação (ESAB), licenciada em Letras – Inglês (Estácio de Sá) e licencianda em Letras – Português (Estácio de Sá).

Atualmente é Bibliotecária/Documentalista e coordenadora da Biblioteca do Ifes - Campus São Mateus.

 

E-book

livro rossanna O livro publicado pela Edifes está disponível para download gratuito em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/549

registrado em:
Fim do conteúdo da página