Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > PS 27/2020 - Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm)
Início do conteúdo da página

PS 27/2020 - Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm)

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 09h03 | Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2020, 09h03
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PROPEMM), do Ifes – Campus Vitória, organiza processo seletivo (PS) para ingresso de estudantes para o semestre 2020/02. A etapa de avaliação inclui análise de currículo, projeto de pesquisa e entrevista, e deve ser realizada em agosto deste ano. Serão ofertadas, inicialmente, três vagas, mas o número poderá aumentar em função da necessidade e disponibilidade do programa e do resultado da habilitação dos candidatos.

 

Para o edital 27/2020 está previsto que parte da pesquisa pode ser realizada em um campus Ifes do interior. Para os candidatos interessados em realizar parte de sua pesquisa no Ifes - campus São Mateus, sugere-se entrar em contato com os professores locais, de acordo com a área pretendida.

 

Para mais informações acesse: https://tinyurl.com/ybpfdykb

 

Área: Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais
Linha: Materiais Cerâmicos, Poliméricos e Conjugados

 

Professor: João Paulo Barbosa
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Título: Influência das características estruturais e propriedades mecânicas dos materiais no desempenho de atenuadores de fluxo.
Resumo: O objetivo deste trabalho é a proposição de novos materiais com características melhoradas para a utilização em atenuadores de fluxo aumentando a eficiência do processo. Serão realizado estudos dos mecanismos de acúmulo e dissipação de energia mecânica, relações funcionais entre as propriedades mecânicas dos materiais hiperelásticos e parâmetros de projeto dos atenuadores, a fim de avaliar a influência do comportamento mecânico dos materiais sobre o desempenho dos atenuadores de fluxo.



Professor: Renato do Nascimento Siqueira
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Título: Efeitos da temperatura sobre o comportamento mecânico e eficácia de elastômeros utilizados para a fabricação de atenuadores de fluxo.
Resumo: O objetivo deste trabalho é a avaliação do comportamento mecânico de elastômeros utilizados para a fabricação de atenuadores de fluxo em diferentes temperaturas, a fim de verificar a eficácia de atenuação do fluxo em função da temperatura do processo. A avaliação de diferentes temperaturas é fundamental, uma vez que as propriedades mecânicas do material são sensíveis à esta variação.

 

 
Área: Tecnologia e Processos de Fabricação
Linha de Pesquisa: Simulação e Modelagem de Processos Industriais
Professor: Werley Gomes Facco
Contato:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Proposta 01:

 

Título: Análise de Problemas de Detecção da Propagação de Trincas em Aços Usando o Método dos Elementos Finitos Generalizados.
Resumo: Neste projeto, pretende-se ampliar a capacidade do Método de Elementos Finitos Generalizado - MEFG e sua utilização para analisar e resolver problemas ligados as propriedades físicas dos materiais com o propósito de simular a detecção e propagação de fissuras ou trincas em Aço. A trinca é considerada como uma descontinuidade no domínio computacional do problema, sendo as suas faces separadas por uma pequena distância. Pretende-se, utilizar as funções que modelam esta descontinuidade (trinca) como funções de enriquecimento local para definir as funções de base do MEFG e assim encontrar uma solução aproximada para o problema estudado. O crescimento e a direção de propagação das fissuras, também são focos de atenção no modelo.



Proposta 02:
Título: Análise de Problemas de Propagação e Espalhamento de Ondas Eletromagnéticas em Aços Usando o Método dos Elementos Finitos Generalizados.
Resumo: Neste projeto, pretende-se ampliar a capacidade do Método de Elementos Finitos Generalizado - MEFG e sua utilização para resolver problemas de propagação e múltiplos espalhamento de ondas em diferentes tipos de materiais, que são governados pela equação de Helmholtz, o que potencializa por exemplo, o desenvolvimento de modelos virtuais para avaliar a propagação de ondas em alumínio e compósitos estruturais de uso aeroespacial e compará-los com resultados experimentais.

 

Área: Tecnologia e Processos de Fabricação
Linha: Processos e Etapas de Fabricação de Aço e Ligas Não Ferrosas

 

Professor: Mário Cezar dos Santos Jr
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Implementação de Modelos de Regressão Múltiplas e Neurais para Análise da Influência das Características Mecânica-Metalúrgicas e de Condições de Usinagem sobre as Características de Usinabilidade de Ligas de Alumínio Aeronáuticas em Processo de Corte Monocortante.

 

Resumo: As ligas de alumínio, devido sua alta relação resistência-peso, versatilidade e usinabilidade, são intensamente usinados na indústria aeronáutica. Nessa usinagem, características de usinabilidade (forças, temperatura, potência, vibração, integridade superficial, controle do cavaco e desgaste de ferramenta), são afetadas pelas características metalúrgicas-mecânicas e pelas condições de corte (vc, ap, f e lubrificação-refrigeração). Esta pesquisa objetiva estudar a influência das propriedades mecânicas-metalúrgicas e condições de corte sobre as características de usinabilidade. Para isso, serão empregados estudos metalográficos, ensaios de materiais, torneamento e ferramentas estatísticas (ANOVA, regressão múltipla-neural e superfície de resposta). Espera-se gerar modelos treinados que relacionem as características de usinabilidade com as propriedades mecânicas-metalúrgicas e condições de corte.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página