Página inicial > Notícias > Aula Inaugural dá início à Pós-graduação em Práticas Educacionais

Aula Inaugural dá início à Pós-graduação em Práticas Educacionais

Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 11h01 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 16h22

Teve início ontem, 16, o Curso de Pós-graduação em “Práticas Educacionais” ofertado pelo Campus São Mateus. O momento foi marcado pela realização de uma Aula Inaugural com a presença do diretor-geral do campus, professor Aloísio, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação e Extensão (DPPGE), professor Eros Spalla e da coordenadora do curso, professora Márcia Rezende.

Para ministrar a aula, foi convidado o professor Moyses Gonçalves Siqueira Filho da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que proferiu a palestra "Práticas, representações: movimentos dos atos de ensinar e aprender", nesta aula, apresentou um breve recorte histórico da Educação no Brasil.

Ao cumprimentar os estudantes, o professor Aloísio disse que o Ifes se propõe a complementar a formação de professores na região norte capixaba, visto que o Ceunes (Ufes) tem cursos de licenciatura, sendo que Ifes e Ufes são instituições parceiras. O professor Eros também reafirmou que a oferta desta pós-graduação é uma forma de auxílio à formação docente. O diretor da DPPGE também lembrou da importância de interação entre professores que o curso promoverá e da gratuidade do curso oferecido pelo Campus São Mateus.

Em sua fala, a professora Márcia disse que a Pós-graduação em Práticas Educacionais foi “sonhada e construída a muitas mãos”, sendo fruto de um trabalho coletivo realizado pela DPPGE e docentes do campus. A proposta é que “juntos possamos construir coisas novas”, afirmou em relação às expectativas do curso.

A Pós-graduação em Práticas Educacionais é uma especialização tem a duração de três semestres letivos e visa o aperfeiçoamento e o estudo sobre diferentes formas de abordagens pedagógicas e metodológicas no âmbito de atuação dos professores. A proposta pedagógica do curso tem um viés que traz à reflexão da prática docente, dos saberes inerentes à profissão, assim como propõe-se a discutir, analisar, planejar e abordar metodologias e práticas por área do saber ou atuação com foco no ensino da Educação Básica.

O Curso é voltado para quem tem diploma de licenciatura ou qualquer outro curso superior e que já atue ou pretende atuar no Ensino Básico e que queira buscar mais conhecimentos para aprimorar a prática para trabalhar com mais eficiência os conteúdos da Base Curricular da Educação Básica.

Veja as fotos da Aula Inaugural na página do Facebook do Campus São Mateus