Página inicial > Notícias > Ifestival 2019 acontece com sucesso

Ifestival 2019 acontece com sucesso

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 15h59 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 16h14
imagem sem descrição.

O auditório do Ceunes (Ufes) foi palco de mais uma edição do festival de artes e cultura do Ifes Campus São Mateus – o Ifestival 2019. Na sexta-feira, 6, pela manhã e tarde, e no sábado, 7, pela manhã, aquele espaço esteve repleto de estudantes e convidados para assistirem a diversificada programação do festival.

Luzes, sons, vibração, euforia, emoções, lágrimas e risos: todos estes elementos estiveram presentes neste evento que já é uma tradição do nosso campus. Houve apresentação de duas peças teatrais, três exibições de curtas-metragens, cinco danças, três performances, treze shows musicais, além de outras apresentações audiovisuais.

Após a abertura, aconteceu também a premiação dos estudantes que participaram das Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Eleições presidenciais

Assim como em 2016, este ano houve a simulação de uma companha presidencial que envolveu os estudantes dos Cursos Técnicos. Os candidatos Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek foram representados pelos estudantes Enzo Augusto Almeida (4º MIV), Judson de Azevedo Clarindo (4º MIV), Américo Wilson Azevedo Soares (4º EIV) e Pedro Lucas Sossai (4º EIV), respectivamente.

Ao final, o candidato Juscelino Kubitschek venceu as eleições, recebendo a faixa presidencial no sábado pela manhã, durante o Ifestival.

Lágrimas

Um momento emocionante foi quando a turma do 4º MIV exibiu um vídeo produzido em despedida da instituição. Neste momento, o estudante Jordan Brito fez um discurso em homenagem à turma, o que deixou a plateia emocionada. Em suas palavras, o estudante ressaltou a importância da unidade do grupo e conclamou as turmas posteriores a seguirem o exemplo da turma do 4º ano.

O Ifestival tem como objetivo o desenvolvimento cultural e a democratização do acesso à arte no ambiente escolar, através de ações de produção, reflexão e formação de plateia.

Este ano, o evento foi coordenado pelo professor Adriano Fazolo Nardoto, juntamente com os demais membros da comissão organizadora, contando com servidores e estudantes. Para o professor Adriano, o Ifestival 2019 foi um sucesso e cumpriu seu objetivo: "é com muita satisfação que comunicamos que o Ifestival 2019 foi um sucesso e atingiu todas as expectativas! Agradecemos a colaborações e participação de todos os servidores e alunos envolvidos. Que venha o próximo Ifestival em outubro de 2020!", afirmou.

O festival faz parte do calendário acadêmico do Campus São Mateus e envolve toda a comunidade acadêmica.

Veja as fotos do Ifestival 2019 na página do Facebook do Campus São Mateus