Página inicial > Notícias > Aluno do Ifes participa de Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia.

Aluno do Ifes participa de Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia.

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 16h16 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 16h19
imagem sem descrição.

De 20 a 25 deste mês acontece a Mostratec - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia em Novo Hamburgo (RS). Neste evento, nosso estudante André Lúcio Lessa Guaresqui (3º EIM), com orientação do professor Cristiano Luiz Silva Tavares, foi apresentar o projeto “Estudo da gamificação como elemento na construção de vocabulário sobre robótica para alunos de ensino fundamental”, que trata-se de um jogo da forca sobre termos de robótica. O trabalho do André é também um estudo sobre jogos que podem influenciar no processo de ensino-aprendizagem.

Para a realização do trabalho e participação na feira, houve apoio financeiro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Ifes, sendo indicado à Mostratec a partir da Fecinc – Feira de Ciências Norte Capixaba.

Este projeto representa o estado do Espírito Santo na participação no evento.

Professor Cristiano e André (à direita)

Sobre a Fecinc:

A Fecinc – Feira de Ciências Norte Capixaba é uma feira ciências organizada pelo Ifes campus São Mateus com atividades desde 2017.

A Fecinc é uma ação de capacitação em ensino e para o trabalho escolar associada a mostras de ciências e tecnologia que têm como objetivo a popularização da ciência através da divulgação de projetos Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática desenvolvidos preferencialmente por alunos do ensino básico. Nesse contexto, são desenvolvidas atividades nas modalidades portas abertas e feira de ciências. Através de ações sólidas que influenciam a prática docente e a qualidade do ensino pelo uso do método científico, a Fecinc espera despertar vocações que apresentem significativo impacto na formação de uma sociedade mais consciente de forma política, social e cultural. Estimulando a interação escola-comunidade e fortalecendo as parcerias escola-academia, a Fecinc tem como foco promover ações que envolvam cinco municípios do norte capixaba (São Mateus, Linhares, Nova Venécia, Montanha e Pedro Canário) e outros municípios que sejam sede de campi do Ifes.

A Fecinc é cadastrada no Ifes como uma ação de extensão e é afiliada das principais feiras de ciência e tecnologia do país como a Febrace (SP), Mostratec (RS), MostraClack (RS), Fenadante (SP) e MCTEA (PA).

Sobre a Mostratec:

A MOSTRATEC é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

A MOSTRATEC conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

Fonte (Sobre a Mostratec): http://mostratec.com.br/pt-br/mostratec/sobre-a-mostratec