Página inicial > Notícias > Ifes Campus São Mateus inicia processo de internacionalização com apoio da embaixada americana

Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 14h30 | Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 14h57

No dia 07 de novembro de 2018, os professores Thiago Rafalski Maduro e Nágila Rabelo Moraes realizaram a primeira aula do projeto de ensino Improving communication skills in English through STEM practice at school.

O projeto deve continuar até outubro de 2019, envolvendo os alunos das turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifes Campus São Mateus, que terão aulas exclusivamente em inglês. No último mês de outubro, 35 alunos passaram por um teste de proficiência sendo selecionados 15 alunos com nível B1 em inglês. Em fevereiro de 2019, mais um grupo com 15 alunos será selecionado para formar a segunda turma do projeto, que passará a funcionar também no período vespertino.

As atividades do projeto utilizam uma abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) voltada ao ensino STEM (Science, Technology, Engineer and Math). Desta forma, os alunos têm a oportunidade de melhorar suas habilidades com a língua inglesa aprendendo sobre questões que envolvem ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Parte do projeto é fundamentado em atividades da revista Science News in High Schools, da Society for Science & the Public.

O projeto é apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio do edital de fomento USBEA Small Grants Program 2018, e é uma ação piloto com objetivo de estruturar práticas que aproximem o Ifes cada vez mais da internacionalização do currículo, permitindo que nosso Campus oferte cursos ou disciplinas em língua estrangeira, favorecendo a interação e intercâmbio de nossos alunos e de outros países.