Página inicial > Notícias > Campi do Ifes promovem eventos de Educação para a Vida

Campi do Ifes promovem eventos de Educação para a Vida

Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 16h20 | Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2018, 16h46

Confira as atividades programadas nos campi.

Os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promovem, neste mês de maio, suas Semanas de Educação para a Vida. A realização desses eventos é resultante da lei federal nº 11.988, de 2009, e integra o calendário das escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país. De acordo com a lei, a Semana de Educação para a Vida deve abordar a discussão de questões de alta relevância social na vida dos estudantes, como ecologia, meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

A Semana de Educação para a Vida do Campus Cariacica será realizada entre os dias 21 e 25 de maio . As inscrições para as atividades deverão ser realizadas via site: sev.ca.ifes.edu.br. Estão programadas palestras, oficinas, torneio esportivo, mesa-redonda e simpósio de teatro. E à noite, nos dias 21 e 22 de maio, será apresentado o projeto "Feira de exposição de empresas", das 19 às 21 horas. Acesse a programação.

No Campus Nova Venécia, a VIII Semana de Educação para a Vida discutirá o tema "Terra e resistência: campo e cidade na superação das desigualdades", de 23 a 26 de maio. A programação conta com debates, palestras, feira orgânica e visitas técnicas às propriedades agroecológicas, além da divulgação dos produtos da reforma agrária. As inscrições podem ser realizadas até 21 de maio, pelo link: bit.ly/2KY2oUC.

Nesta edição, o evento será aberto à comunidade, sobretudo, educadores, agricultores e demais interessados nas temáticas que envolvem a Questão Agrária, Agroecologia e o papel da juventude e da mulher no campo. Envolverá, ainda, a campanha permanente para a promoção do Produto Orgânico vinculado, atualmente, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) junto à Coordenação de Agroecologia e Produção Orgânica (COAGRE). Veja as atividades programadas.

O Campus São Mateus promoverá sua 3ª Semana de Educação para Vida de 28 a 30 de maio. Em cada dia, será abordada uma temática com os estudantes. Confira a programação:

28/05 - Sexualidade:
- 12h50 às 18h10min - Local: Auditório do Ceunes
- 18h30 às 22h - Local: Auditório do Ceunes

29/05 - Sustentabilidade
- 12h50 às 18h10min - Local : Ifes - Campus São Mateus
- 18h30 às 22h - Local : Auditório do Ceunes

30/05 - Trabalho e Saúde
- 12h50 às 18h10min - Local : Ifes - Campus São Mateus
- 18h30 às 22h - Local : Auditório do Ceunes

Outras datas
No Campus Vitória, a Semana de Educação para a Vida acontecerá no mês de novembro. O evento aborda temas que não constam no currículo obrigatório do ensino médio, mas são essenciais para a formação crítica e cidadã dos estudantes. Em 2017, foram expostos os temas bullying, crimes virtuais, democracia e racismo, além de apresentações culturais e exibição de um curta metragem.  A programação deste ano ainda não foi definida, mas atenderá demandas emergentes do cotidiano escolar.

O Campus Aracruz promoveu sua Semana de Educação para a Vida nos dias 8 e 9 de maio. O tema deste ano foi “Ansiedade e Sexualidade: superando desafios”, cuja finalidade foi trabalhar temas transversais como: gravidez na adolescência, sexualidade, saúde, ansiedade, medo e pressões na adolescência e a importância da prática de esportes. O evento envolveu cerca de 450 alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dos cursos superiores de licenciatura em Química e bacharelado em Química Industrial, além de servidores que trabalharam na organização do evento.