Página inicial > Notícias > Professor do campus São Mateus participa em feira internacional

Professor do campus São Mateus participa em feira internacional

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 13h40 | Última atualização em Quarta, 16 de Maio de 2018, 13h50
imagem sem descrição.

O professor Thiago Rafalski Maduro, do Ifes – Campus São Mateus, foi selecionado pela Embaixada dos EUA no Brasil e Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC, USP/SP) e faz parte da Delegação Brasileira de Jovens Cientistas (alunos de ensino médio) que embarcou na última sexta-feira (11/05) para representar o Brasil na Intel ISEF 2018 (Internacional Science and Engineering Fair), em Pittsburgh, EUA, de 13 a 18 maio. A Intel ISEF é realizada anualmente nos EUA desde 1950, onde uma cidade americana diferente hospeda a feira a cada ano. É a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participam do evento projetos de 70 nações e territórios diferentes de todo o mundo.

Nos dias 09 a 11 de maio, a delegação brasileira se reuniram na USP (São Paulo) para o 9º Workshop Preparatório da Delegação Brasileira. São 24 jovens que foram selecionados pelas duas maiores feiras de Ciências do Brasil, a Febrace e a Mostratec.

A participação do professor Thiago e de outros quatro docentes de outras instituições tem como objetivo coletar dados e propor novas dinâmicas de ações que envolvam o estímulo ao ensino e aprendizagem de ciências, tecnologia, engenharias e matemática nas escolas de ensino básico brasileiras. Além disso, trata-se de uma importante experiência para contribuir com o planejamento e realização da Fecinc – Feira de Ciências Norte Capixaba, que acontecerá em outubro deste ano no Campus São Mateus e pretende reunir projetos de ciências e engenharia de alunos do ensino básicos de escolas do município de São Mateus e cidades vizinhas.

Confira alguns dos projetos selecionados em 2018 e que fazem parte da delegação brasileira na Intel ISEF 2018:

Gabriel Gelli Checchinato; Ricardo Meca Parmezzano (Orientador). "Dispenser autônomo de líquidos para recipientes com tamanhos variados"

Estudante do Colégio Ser, Jundiaí - SP

Pedro Henrique Capp Kopper; Marcos Zuccolotto (Orientador). "Sistema de mapeamento autônomo"

Estudante da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo - RS

Vitória Ventura; Kaíque Gonçalves Ferreira; Elizandra Larissa da Silva; Gislaine Aparecida Barana Delbianco (Orientadora); Sérgio Delbianco Filho (Coorientador). "Recuperação de cobre e níquel do lodo das indústrias de folheados para a produção de sais e estudo das aplicações"

Estudantes da ETEC Trajano Camargo, Limeira - SP

João Americo Macori Barboza; Murillo Bernardi Rodrigues (Orientador); Alana Séleri (Coorientadora). "Aumento na produção agrícola a partir da utilização de gás carbônico no tratamento de sementes - fase II"

Estudante do Colégio Londrinense - Instituto Filadélfia de Londrina, Londrina - PR

Clara Helena Vicentini Ferreira do Valle; Ana Carolina Bueno Gonçalves; Beatriz de Souza Bim; Ednilson Aparecido Quarenta (Orientador). "Cartografia dos adolescentes desaparecidos no “Triângulo da Violência” na zona sul da cidade de São Paulo em 2016"

Estudantes da Escola Nova Lourenço Castanho, São Paulo - SP

Myllena Cristyna Braz da Silva;Phylippe Gomes de Lima Santos (Orientador); Helyson Lucas Bezerra Braz (Coorientador). "Ciclo ambiental polimérico: produzindo materiais cristalinos para resolução de problemas ambientais"

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte, Limoeiro do Norte - CE

Marcos Felipe Soares Alves Pereira; João Vitor dos Santos Oliveira; Fernando Leal Barreiros Moutinho (Orientador). "Redução dos níveis de CO2 antrópico na atmosfera utilizando o metabolismo da microalga Dunaliella salina e aproveitamento da sua biomassa para produção de tensoativo"

Estudantes da SESI Piatã - Escola Djalma Pessoa, Salvador - BA

Maria Vitoria Valoto; Fabio Luiz Ferreira Bruschi (Orientador). “Utilização de compostos bioativos microbianos no desenvolvimento de alternativa para combate de Cândida spp. ”.

Estudante do Colégio Interativa, Londrina - PR

Isabela Dadda dos Reis; Flávia Santos Twardowski Pinto (Orientadora); Claudius Jardel Soares (Coorientador);

Estudante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório, Osório - RS