Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Evento Dia Nacional do Livro
Início do conteúdo da página

Evento Dia Nacional do Livro

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 10h14 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 10h16

No dia 21 de outubro de 08h às 12h comemoramos no Campus São Mateus do Ifes o Dia Nacional do Livro, onde fizemos uma homenagem à literatura de cordel. A manhã foi marcada por diversos momentos agradabilíssimos com a presença do poeta lírico Jorge Verly e do cordelista César Domiciani, que há anos vem nos agraciando com seus versos e trabalhos no projeto Araçá.

 

 

A professora de Língua Portuguesa Suellen Pereira Miotto Lourenço, o professor de Artes Patrick Ribeiro do Val e a professora de Língua Inglesa Nágila de Fátima Rabelo Moraes iniciaram o evento “cordelizando”:

“Cordel... arte importantíssima nos estados do nordeste brasileiro, a literatura de cordel é uma das principais formas de divulgação das tradições populares...  Um Poeta é um ser que vê o que os outros não conseguem enxergar. É aquele que exterioriza sua alma, seus sentimentos, expondo sua sensibilidade. É aquele que toca os sentimentos alheios com sua poesia. É aquele que consegue arrancar lhe lagrimas ou sorrisos, tocando no mais fundo dos seus sentimentos. Então...

Tô aqui cordelizando

Pra mostrar pra todo mundo

Que a arte da poesia

Numa fração de segundo

Me mostra que sou capaz

De criar este cordel

Sem ser nenhum menestrel

E poeta que é poeta... é poeta da cidade, é poeta da roça, é poeta da vida! Porque a vida não tem idade e a idade não tem limite... tem apenas... serenidade... “

Logo após a abertura conduzida pelo professor Patrick, fomos agraciados com encantadores poemas em forma de cordel do poeta César Domiciani.

A seguir, alunos e convidados dirigiram-se às seguintes salas temáticas: Oficina do cordelista César Domiciani; Oficina de poesia lírica: Jorge Verly; Teatro e declamação de Cordel - 2EIV E 2MIV; Encontro de personagens das obras modernistas - 3MIM e;  Encontro de personagens das obras modernistas – 3EIM.

Às 11h, tivemos o encerramento do Dia do Livro, premiando os melhores poemas de cordel do Concurso Literário, anunciando a turma vencedora da Gincana do Dia do Livro (arrecadação de livros infantojuvenis para o Projeto Araçá) e sorteando livros do poeta Jorge Verly. Os poemas de cordel premiados são: 

1º lugar: Amábile Maderi Merlo    “A mulher que amou demais”

2º lugar: Rhyelly Gonçalves Muner        “Contos Cruzados”

3 lugar: Bruno Gonçalves Almeida   “Bar”

4º lugar: Thiago Conceição dos Santos   “Vamos mudar”

A turma ganhadora da Gincana foi o 4ºEIV (quarto ano integrado do curso de Eletrotécnica) que fará um passeio à Reserva Biológica do Córrego Grande.

 

Veja fotos do evento:https://www.facebook.com/pg/ifes.saomateus/photos/?tab=album&album_id=635493979959072

registrado em:
Fim do conteúdo da página