Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus São Mateus visitam empresa de comunicação em Vitória

Estudantes do Campus São Mateus visitam empresa de comunicação em Vitória

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 15h25 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 15h31
As turmas dos quartos anos dos cursos técnicos em Mecânica (MIV) e Eletrotécnica (EIV) visitaram, respectivamente, nos dias 10 e 24 de agosto, o jornal A Tribuna, localizado na capital Vitória.
No dia 10, o 4º EIV visitou as dependências da empresa, conhecendo a redação do jornal impresso, os estúdios de TV, rádio AM e FM, para observar e analisar as instalações elétricas referentes ao sistema de produção e impressão, além de identificar itens estudados no curso de Eletrônica de Potência que estão presentes no processo de fabricação do jornal. Os professores Adriano Nardoto, Adriana Pin e Nágila de Fátima Rabelo Moraes acompanharam os alunos durante a visita.
No dia 24, foi a vez do 4º. MIV visitar a empresa. A turma teve a oportunidade de detectar alguns procedimentos automatizados e estruturas (mecânica, elétrica e civil) necessárias para o processo de produção, além de visualizar e analisar sistemas hidráulicos e pneumáticos em operação naquela linha de produção. A visita contou com o acompanhamento e orientação dos professores Alan Patrick da Silva Siqueira, Cristiano Tavares e Adriana Pin.
4º EIV dentro da gráfica da Tribuna

A visita das turmas ao jornal teve como motivação o desenvolvimento do projeto Tribuna Ifes, que se iniciou com um debate sobre o filme "O quarto poder", o qual mostra o poder de manipulação que a mídia pode exercer na opinião pública, alertando o cidadão para a necessidade de uma leitura crítica dos fatos que são apresentados, diariamente, pelos veículos de comunicação. O debate foi feito em dois dias, em cada turma, contando com a presença do sociólogo e professor Cleinton Roberto Perpeto de Souza e do relações públicas e assessor de Comunicação do Ifes - Campus São Mateus, Samuel Gonçalves do Carmo.

Dando continuidade ao projeto, as turmas estudaram os gêneros textuais de jornais e revistas, pesquisando e apresentando trabalhos sobre esses gêneros, dentre eles: notícia, reportagem, texto de divulgação científica, entrevista, editorial, crônica, charge e anúncios classificados. Posteriormente, as turmas foram divididas em equipes, as quais ficaram responsáveis pela elaboração das seções do jornal, cujo trabalho consistiu em montagem das pautas, trabalho de campo e elaboração dos textos. O jornal está em fase de revisão textual e diagramação. A previsão é que seja divulgado no Campus São Mateus até o final de setembro deste ano.

Os professores e as turmas foram recepcionados em A Tribuna recepção pela jornalista e assistente de marketing Ana Luíza Brandão, que explicou detalhadamente o funcionamento da empresa por todo o trajeto da visita, mostrando também que os veículos de comunicação têm o papel de prestação de serviço, informando adequada e rapidamente a população sobre o que acontece no mundo. As turmas também foram acompanhadas pelo engenheiro mecânico Grillo, o qual explicou aos estudantes quanto ao funcionamento técnico dos equipamentos de produção do jornal impresso.

A visita ao jornal representou a culminância do projeto orientado pela professora Adriana Pin, tendo como objetivo geral aperfeiçoar o estudo dos gêneros textuais de jornais e revistas, no contexto profissional de sua produção, levando os alunos a aperfeiçoarem sua escrita,  exercendo sua cidadania e leitura crítica. Foi um momento diferenciado na formação dos nossos estudantes.

Assunto(s): visita técnica , tribuna , jornal