Página inicial > Notícias > Comissão de Avalição do Mec visita Campus São Mateus

Comissão de Avalição do Mec visita Campus São Mateus

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 16h27 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2017, 16h32

O Instituto Federal do Espírito Santo recebe hoje e amanhã, dias 18 e 19, uma visita do Ministério da Educação (MEC) para avaliação do curso de engenharia mecânica ofertado pelo Campus São Mateus.

A comissão avaliadora parte da Secretaria de Educação Superior (SESu), uma unidade do MEC responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior, e ainda, a manutenção, a supervisão e o desenvolvimento das instituições públicas federais de ensino superior (Ifes) e a supervisão das instituições privadas de educação superior, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), também são de responsabilidade da SESu.

Esta avaliação está de acordo com as diretrizes da Secretaria de Regulação do MEC (Seres), órgão responsável pela regulação e supervisão de Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas, e que tem por finalidade, também, zelar para que a legislação educacional seja cumprida no país.

Após a avaliação pela comissão diante dos aspectos observados, um relatório final será elaborado e encaminhado à direção geral para divulgação. Não há previsão de quando este documento será disponibilizado para o campus.

Prof. Dr Hamilton Pozo (esquerda) e Prof. Dr. Belmiro do Nascimento João em um dos laboratórios do campus.

No início de 2015, o curso de engenharia mecânica foi reconhecido pelo MEC após uma avaliação ocorrida em 2014, no entanto, alguns ajustes haviam sido recomendados, como acessibilidade e adequação de espaços. Com a mudança da unidade do bairro Carapina para o Litorâneo, estes ajustes foram solucionados. Os principais aspectos avaliados naquele ano foram: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e infraestrutura.

Após o reconhecimento do curso, ainda ocorrem outras visitas de renovação do reconhecimento, como esta que o campus recebe hoje e amanhã, nestas, são atribuídas notas para definir o grau de excelência, reprovação ou condicionamento às mudanças que forem necessárias, caso a comissão assim entenda.

Engenharia Mecânica

O curso de engenharia mecânica do Campus de São Mateus é ofertado na modalidade presencial, sendo 40 vagas anuais no período integral. O curso possui três núcleos: básico, profissional e específico, atendendo à Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. Na disciplina de Metodologia da Pesquisa alocada no oitavo período, o aluno deverá iniciar seu Projeto de TCC, apresentando a uma banca avaliadora seu projeto.