Página inicial > Notícias > SamaBaja apresenta seu veículo para 2017

SamaBaja apresenta seu veículo para 2017

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 11h04 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 13h26
imagem sem descrição.

Na manhã de segunda-feira, dia 6, o capitão do projeto SamaBaja, o estudante de engenharia Lázaro Ernesto Ferreira, juntamente com os demais integrantes da equipe do projeto, apresentou o novo veículo para 2017. E para apresentá-lo, a equipe organizou um coffee break e uma coletiva de imprensa, momento em que o capitão falou sobre o projeto: propósito, forma de trabalho, desafios, expectativas e resultados. "O projeto é como um trabalho, aqui aplicamos os conceitos de engenharia e didática, também agrega valor ao currículo de seus participantes, além de ser bem visto pelas empresas", afirmou Lázaro.

O programa Baja é foi inspirado na competição organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE, criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, que estruturou um projeto acadêmico visando buscar melhor formação para os engenheiros, por meio de atividade extracurricular, voltado exclusivamente aos alunos de graduação na área de engenharia, estimulando e introduzindo conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem, manutenção de máquinas, ergonomia, trabalho em equipe, liderança, administração e mercadologia. O principal objetivo é o desenvolvimento de um carro off road do tipo baja, desde sua concepção até o projeto detalhado, construção e testes. Outro objetivo desta atividade é oficializar o projeto como extensão no Ifes Campus São Mateus e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Engenharia Mecânica e do curso técnico em Mecânica e Eletrotécnica a partir de março de 2010.

Fazem parte também deste programa os cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica, uma vez que os docentes que ministram aulas para a Engenharia Mecânica também ministram para os cursos técnicos. Os alunos desses cursos recebem como benefício a vivência de aplicar os conhecimentos teóricos em um projeto real, atuando nas áreas de fabricação mecânica, sensoriamento, telemetria e outros.

Na área de extensão, os membros do programa são incentivados a se envolverem em atividades além daquelas regulares das ementas disciplinares: cursos de capacitação para alunos de outras instituições públicas e privadas, nas áreas de fabricação, engenharia automotiva; inglês, e outras áreas de conhecimento específico da Engenharia Mecânica.

Além das atividades técnico-científicas o SamaBaja apoia outros projetos sociais, um exemplo, o Criança Feliz - onde crianças carentes são apadrinhadas pelos alunos e servidores que desenvolvem atividades lúdicas e fazem doação de brinquedos, arrecadação e doação de alimentos e prestação de serviços para instituições carentes - caracterizando ações de extensão comunitária.

Competição em São José dos Campus (SP)

Esta semana, o SamaBaja viajou para a cidade paulista São José dos Campus para participar da 23ª Competição Baja SAE BRASIL, que acontece de 9 a 12 de março, naquela cidade.

Equipe em viagem para São José dos Campus (SP)

De acordo com o portal SAE Brasil, a competição de engenharia conta com 88 equipes inscritas e formadas por estudantes de 81 instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil, que projetaram e construíram os carros orientados por professores. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto.

Como tradicionalmente a região Sudeste lidera em número de equipes, com 50 do total das 88 inscritas, 25 delas são do Estado de São Paulo. Minas Gerais inscreveu 13 equipes, Rio de Janeiro nove e Espírito Santo três. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o País na Baja SAE Kansas, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh, EUA.

Fotos da mostra do Projeto SamaBaja no dia 6 de março.