Página inicial > Notícias > Ifes campus São Mateus realiza a Semana da Engenharia

Ifes campus São Mateus realiza a Semana da Engenharia

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 09h23 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 09h44

No período de 25 a 27 de outubro, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus São Mateus foi palco de um evento formidável e enriquecedor, a Semana da Engenharia. Este notável acontecimento, organizado pelos estudantes, sob a supervisão do professor Walber Ronconi dos Santos e com o apoio entusiástico dos docentes, representou um marco no cenário acadêmico.

A contribuição da Gama Jr, a empresa júnior do campus, também desempenhou um papel vital ao apoiar e patrocinar o evento. A expressiva participação dos professores das áreas envolvidas acrescentou ainda mais ao êxito deste empreendimento.

A Semana da Engenharia teve como principal propósito estreitar a ligação dos estudantes com a prática industrial, proporcionando-lhes uma imersão nas realidades do campo e enriquecendo seus conhecimentos em relação às plataformas e aplicativos em constante crescimento nas áreas da engenharia.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em uma série de atividades enriquecedoras, com destaque para as palestras proferidas por convidados especiais. Paulo Lino Simionato, atual vice-presidente do CREA Jr-ES, compartilhou informações valiosas sobre o sistema CREA, enquanto Eduardo Lucas Sena explorou o instigante tema "Das Redes Sociais ao Meta Verso". Essas palestras proporcionaram valiosos insights e perspectivas inovadoras, enriquecendo a experiência dos participantes.

Adicionalmente, a Semana ofereceu uma ampla gama de minicursos ministrados tanto por alunos quanto por professores, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Temáticas como "Arduino para Robótica", "Desvendando o Poder do Service Design", "Dimensionamento de Sistemas de Ar Condicionado para Ambientes Internos", "Fenics", "Impressão e Modelagem 3D", "Introdução à Engenharia da Borracha", "Introdução a Python", "LaTeX para Trabalhos Acadêmicos", "Montagem de Currículo", "Noções Básicas de Prevenção e Combate a Incêndio (Teoria e Prática)", e "SolidWorks" foram minuciosamente exploradas, conferindo aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimento em várias disciplinas.

Além dos eventos realizados no campus, a Semana da Engenharia também incluiu visitas técnicas a três importantes indústrias da região. Durante essas visitas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Estaleiro Jurong Aracruz, uma empresa com atuação global que se destaca por suas soluções inovadoras nos setores offshore, naval e de energia. A visita à Usina Hidrelétrica Mascarenhas, situada em Baixo Guandu, proporcionou aos participantes uma oportunidade significativa de explorar uma das maiores usinas hidrelétricas no estado do Espírito Santo. Da mesma forma, a visita à Usina Alcon enfatizou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, uma vez que se trata da maior usina sucroalcooleira geradora de energia elétrica no estado, aproveitando o bagaço de cana para gerar energia renovável e limpa.

A Semana da Engenharia no IFES - Campus São Mateus deixou uma marca indelével, inspirando estudantes e profissionais a se destacarem na área da engenharia e a buscar soluções inovadoras para os desafios do mundo atual. Este evento demonstrou o compromisso contínuo da instituição em fornecer uma educação de alta qualidade e enriquecedora para seus alunos, preparando-os para um futuro brilhante no campo da engenharia.

ifes smt 2023 semana engenharia I

ifes smt 2023 semana engenharia II