Página inicial > Notícias > Parlamentares visitam o Campus São Mateus

Parlamentares visitam o Campus São Mateus

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 22h08 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 09h23

Três parlamentares vieram ao campus para conhecer a instituição e conversar com os servidores.

Na tarde de hoje, 12, o senador Fabiano Contarato, o deputado federal Helder Salomão e a deputada estadual Iriny Lopes visitaram o Ifes Campus São Mateus para conhecer a estrutura do campus, seu funcionamento e necessidades.

A comitiva foi recepcionada pelo diretor-geral Eros Spalla, que conduziu os parlamentares pelo prédio da administração (Anexo I). Seguiu-se uma reunião com a direção do campus com pauta nas necessidades mais urgentes da instituição, oportunidade em que Eros citou a importância de verbas parlamentares enquanto recursos para a aquisição e ampliação de espaços necessários para a garantia de oferta de educação com a qualidade já reconhecida dos Institutos Federais de Educação. Após esse encontro com gestão, os parlamentares reuniram-se com os servidores presentes, ocasião em que cada parlamentar falou do panorama político e financeiro para as pautas da educação nas casas parlamentares a que cada um pertence.

ifes smt visita parlamentares 002 reuniao
Parlamentares e diretor-geral reunidos no gabinete da direção-geral do campus

Em sua fala, o senador Fabiano Contarato lembrou que é egresso do Instituto, do tempo em que o Ifes ainda era Escola Técnica Federal do Espírito Santo, afirmando que isso foi transformador em sua vida: “foi a melhor escola que eu tive em minha vida, em todos os sentidos”, afirmou, justificando assim, o empenho que faz em prol da educação no país. “O Estado brasileiro deve valorizar a educação, a pesquisa, a atividade de extensão, as bolsas de mestrado, porque só com educação pública, básica e de qualidade é que nós vamos transformar efetivamente a vida das pessoas”, concluiu.

ifes smt visita parlamentares 003 contarato
Senador Fabiano Contarato

Helder Salomão, por sua vez, falou aos presentes que há um compromisso em atender a educação, e em especial, a educação profissional tecnológica oferecida nos Institutos Federais, e que “nós acreditamos que de fato a educação é que salva as pessoas”, citando Paulo Freire. Disse ainda que “a educação é fundamental, podem contar conosco”, ao finalizar sua fala.

ifes smt visita parlamentares 004 helder
Deputado Federal Helder Salomão

Nos seus cumprimentos, a deputada Iriny agradeceu pelo convite para conhecer o campus, e em especial, pela recepção que os estudantes fizeram, referindo-se à exposição do SamaBaja. Falou da necessidade de investimentos com verbas públicas para o fortalecimento da educação em todas as suas vertentes: “devemos ver como investimento, não como custo”, explicou.

ifes smt visita parlamentares 005 iriny
Deputada Estadual Iriny Lopes

SamaBaja

No início da visita, a comitiva foi apresentada aos estudantes do projeto de extensão SamaBaja. Os estudantes, por sua vez, falaram da importância do projeto experimental e apresentaram aos parlamentares o carro construído no projeto SamaBaja para os experimentos, testes e competições, recebendo elogios dos visitantes.