Página inicial > Notícias > Servidores do campus participam de formação pedagógica

Servidores do campus participam de formação pedagógica

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 16h29 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 16h42

Primeiro semestre letivo de 2023 começa com Formação Pedagógica

Aconteceu nos dias 23 e 24 deste mês uma formação voltada para os servidores do campus, a Formação Pedagógica. O evento é uma realização da Direção de Ensino juntamente com a Coordenação Pedagógica com a programação elaborada pela comissão organizadora.

A Formação Pedagógica é uma oportunidade de alinhamento com as novas metodologias adotadas pela instituição, e também, um espaço de diálogos e reflexão sobre a educação que ofertada no Ifes Campus São Mateus.

Durante o evento foi apresentado o perfil das turmas ingressantes e a organização administrativa e pedagógica dos cursos pela Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP), que também apresentou o novo modelo de plano de curso proposto pela Pró-reitoria de Ensino do Ifes através da Resolução 62/2021 e do Rod da Graduação 2023.

No dia seguinte, a comissão responsável pela Formação Pedagógica fez uma apresentação dos Eventos e Comissões programados para 2023 e uma apresentação da Comissão de Acompanhamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

Seguindo a programação do evento, aconteceram os minicursos: Látex, com o professor Alan Afif Helal; SigRH, com a coordenadora de Gestão de Pessoas, Verana Maria Fornaciari Gonçaves; Adequação de documentos para pessoas de baixa visão, minicurso oferto por Luana de Melo S. Barcelos e Daiana Dalvi, e o minicurso Primeiros socorros, ministrado por Marcelo de Oliveira Duarte.

Palestras

Na quinta-feira à tarde, houve a palestra “Saúde mental na adolescência e juventude”, com as convidadas doutoras Carolina Fonseca Dadalto e Izabela Correa Valani, com mediação da psicóloga do campus, Alini Altoé. Após a palestra, aconteceu um debate sobre o tema com as convidadas e o público presente.

Drª Carolina reforçou aos servidores que falar sobre bem-estar é também um convite a “olhar para si também”. Falou ainda que as fases etárias não são estáticas, e com isso, a necessidade de estar atento às mudanças sociais e comportamentais, principalmente no contexto escolar. Já a Drª Izabela pautou na prevenção de distúrbios e patologias, ainda que os trabalhadores da educação não tenham a função de diagnosticar, podem sim contribuir através da percepção do comportamento e do diálogo com os estudantes, e assim, auxiliar no encaminhamento aos profissionais da saúde na busca de um tratamento ou procedimento adequado, visando o bem-estar dos envolvidos.

Na sexta-feira, aconteceu a palestra “Pensar as diferenças e diversidades: intersecções no que tocam os gêneros, sexualidades, aspectos étnico-raciais e a atuação dos Núcleos”. Para esta conversa foram convidados: Alexandre Luiz Polizel e Gabriella Bonomo, com mediação de Rivana Zache Bylaardt. Alexandre Polizel e Rivana são integrantes dos núcleos Neabi e Nepgens, respectivamente.

Em entrevista, o professor Alexandre nos contou sobre a importância da discussão referente a temática da interlocução entre relações étnico-raciais e de gênero e sexualidades:

"Compreendemos que ao falar de escola estamos remetendo a scholé grega, na qual pensamos da ocupação de um tempo comum; ou da noção de currículo, que refere a trajetória formativa dos sujeitos. Ao pensarmos por tal fio guia compreendemos que tanto a ocupação do tempo comum quanto a trajetória formativa não se dá da mesma forma para todas e todos, mas é atravessada pelas características que compõe o sujeito. Assim ao pensar a educação temos de pensar como os atravessamentos do ser - suas características étnico-raciais, de classe, regionalidade, territorialidade, gênero e sexualidades - operam no processo formativo."

A formação é parte das ações de execução do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que padroniza o modelo de ensino empregado no Ifes.

Veja as fotos do evento na página do facebook do Campus São Mateus [acesse aqui].