Página inicial > Notícias > Projeto Criança Feliz trouxe alegria ao campus

Projeto Criança Feliz trouxe alegria ao campus

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 17h41 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 13h15

Crianças vieram ao campus para receber presentes e doar sorrisos

Crianças e sorrisos por toda parte em nosso campus na quinta-feira passada, 8. Pela manhã e tarde, mais de 120 crianças da Creche São Francisco vieram receber os donativos arrecadados pelos estudantes através do Projeto Criança Feliz, uma ação de extensão do Ifes Campus São Mateus.

O CEIM São Francisco de Assis (Creche São Francisco) é uma instituição pública municipal localizada no mesmo bairro do Ifes em São Mateus (Litorâneo).

ifes smt crianca feliz 2022 noticia 01

Entrega de donativos

Todas as crianças receberam presentes dos padrinhos, além dos presentes que foram arrecadados pelos integrantes do projeto. A arrecadação de brinquedos separa novos e usados: os usados são primeiramente higienizados e depois consertados pelos estudantes, envolvendo conhecimento trabalhado em sala de aula das disciplinas de Eletrotécnica e Mecânica.

Para além dos brinquedos, as crianças também receberam kits de higiene bucal. Ao todo, foram 300 kits montados para distribuição. Os brinquedos e kits restantes serão distribuídos para crianças do Hospital Roberto Silvares e para a creche do Bairro Vitória, em São Mateus.

O Criança Feliz é coordenado pela professora Carmen Lúcia Annies Gonçalves e conta também com a colaboração dos professores Alexandre Luiz Polizel, Arnon Tragino, Fernanda Capucho Sezana, Flavia Moreira de Macedo Martins, Maria Aparecida Ribeiro Queiroz, Sílvia Louzada e da pedagoga Maria Izabel Costa da Silva, além de estudantes de todos os cursos ofertados no campus.

O projeto Criança Feliz já é reconhecido em São Mateus e leva junto o nome do Ifes. É uma ação de relevante importância para a vizinhança do campus, visto que muitas das famílias destas crianças são carentes e também porque o projeto contribui com exemplo de cidadania para as crianças.

Conversamos com uma das servidoras da creche que acompanhou as crianças na visita ao campus, Josicleia dos Santos Ferreira, professora de Educação Física. Perguntamos a ela como estava se sentindo ao presenciar as crianças brincando pela área verde do Ifes:

Comunicação:

- Josicleia, conta pra a gente do Ifes qual o sentimento que vem ao coração de vocês da creche em participar deste projeto - o Criança Feliz. A gente percebe aqui nos rostinhos das crianças, não é, a felicidade, a alegria deles, de todas as crianças durante esse dia. E para vocês funcionários, servidores do CEIM São Francisco de Assis, qual é o sentimento que vem ao coração de vocês neste dia?

Josicleia:

- Olha, o sentimento é de muita, muita gratidão né? Por este momento, por essa troca, é o que você falou, basta olhar para o rosto das nossas crianças que está respondido, não é mesmo?: eles estão extremamente felizes por este momento que eles estão vivendo, né? De brincadeira, de troca de comida gostosa e é isso, nós estamos assim, extremamente gratos e felizes por por esse projeto proporcionar isso para as nossas crianças, para a nossa instituição, né? Para o nosso CEIE. Gratidão!

ifes smt crianca feliz 2022 noticia 04 Josicleia Ferreira, servidora da Creche São Francisco

Também pedimos à professora Carmen para nos falar o sentimento dela em mais um Criança Feliz:

Comunicação:

- Carmen, estamos diante de mais uma edição do Criança Feliz. A gente sabe que todos os anos a emoção toma conta dos nossos corações durante esse dia, não é? É um dia muito especial para o campus, as outras edições já nos mostrou isso. O que você tem para nos dizer sobre hoje? Sabemos que cada edição traz alguma coisa diferente, traz um sentimento, e é um pouquinho diferente do ano anterior. Conta pra gente agora como está o seu coração, o que te vem a cabeça agora na realização de mais uma culminância do Criança Feliz em 2022?

Carmen:

- Eu estou muito feliz, primeiro porque com a pandemia, eu achei que a gente não fosse fazer mais o Criança Feliz nessa forma com todo mundo junto aqui. Então, assim, nesse momento, meu coração está transbordando, porque é uma alegria poder voltar com com esse evento ao campus. E uma coisa que me deixou muito feliz hoje: fui ao bairro para comprar pipocas, e lá, eu fui reconhecida pelo Criança Feliz. Não por eu ser reconhecida, mas é porque o bairro já entende  o nosso vínculo, o vínculo que a gente tá criando, e isso para mim é muito importante, porque a mola propulsora do projeto foi e é afinar os laços com o bairro, foi mais perto das pessoas do bairro, foi poder devolver para o bairro o que eles estão nos dando como espaço. E assim, eu hoje vi que nós estamos devolvendo. Então, estou muito feliz, e assim, entendendo também o quanto isso é importante para os nossos alunos. É importante paras as crianças? É, mas para os nossos alunos também é muito importante. Alegria e a disputa de pegar criança, de ser padrinho, eu acho muito bonito. Então, todos eles querem brincar com as crianças. Isso para mim é muito importante, porque isso eu queria neles: um senso de responsabilidade, um senso de cuidado e amor, nã é? Eu falei para eles, que eles têm que entregar o máximo que eles puderem entregar a essas crianças e eles realmente fazem isso!

ifes smt crianca feliz 2022 noticia 05 Carmen Lúcia, coordenadora do Projeto Criança Feliz

Oficina Recriarte: a arte da reciclagem

O Núceo de Educação Ambiental (NEA) promoveu durante todo o dia uma oficina de reciclagem voltada para as funcionárias da creche parceira do Projeto Criança Feliz. Nesta oficina, as servidoras fizeram cestas e outros objetos de decoração a partir de material plástico descartado no lixo. A oficina era parte da programação do dia para o projeto.

Veja as fotos do Criança Feliz 2019 na página do Facebook do Campus São Mateus (acesse aqui).