Turma finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa recebe premiação
Estudantes ganharam assinaturas e kindles
No final de 2021, aconteceu a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), um concurso de produção textual de professores e estudantes criado em 2008 com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras. A OLP acontece a cada dois anos.
Alunas finalistas
Nesta edição, o relato de prática da professora Adriana Pin (Língua Portuguesa), dois artigos de opinião, das alunas Isabella Cancela Morais e Ana Beatriz Almeida Monteiro, e toda a turma do 3º. EIM (quando participaram da OLP, hoje, a turma está cursando o 4º ano) foram aprovados para a etapa final em nível nacional. O relato de prática da professora ficou entre os 16 e os dois artigos de opinião entre os 32 classificados de todo o Brasil.
Ana Beatriz escreveu o texto "O santuário ecológico teme a chegada do progresso", onde discute sobre a criação de um porto em São Mateus, e com isso, temas como questões ambientais em detrimento de questões econômicas e a opinião pública sobre a instalação do porto na cidade.
Ana Beatriz Almeida Monteiro
A redação do artigo de opinião foi feita com a revisão e correção da professora Adriana Pin, no entanto, a busca de informações e pesquisa para os textos, foram feitas por cada estudante.
Em resposta à nossa entrevista, Ana Beatriz disse que “foi uma oportunidade muito grande que tivemos, e participar foi muito divertido”, falou ainda que a interação com pessoas do Brasil todo foi muito boa e que se sente feliz em participar: “foi muito bom participar da OLP e uma grande honra estar entre as turmas finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa”, concluiu.
A estudante Ana Beatriz Almeida Monteiro, autora do artigo de opinião finalista, concedeu uma entrevista que foi publicada na Revista Ponta do Lápis, p. 29, (disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/11753/npl38.pdf)
Também entrevistamos a estudante Isabella que nos contou que foi muito gratificante participar da competição. A estudante escreveu o artigo "Devo ser mãe aos 10?", também selecionado para a etapa final. Ela ficou surpresa quando soube que estava na etapa final, mas a alegria estava evidente, “foi uma surpresa muito boa”, nos disse. Falou que foi um desafio escrever o artigo de opinião, isto porque o tema escolhido era bastante polêmico: escreveu sobre uma menina capixaba que foi estuprada pelo tio, caso que teve repercussão na imprensa nacional. Isabella, no entanto, soube tratar o assunto dando a ele atenção, “apesar dessa história terrível, eu fico feliz por ter levado essa história, de ela ter tido voz”, afirmou.
Isabella Cancela Morais
Premiação
Quando os estudantes foram classificados para a semifinal, a turma foi premiada com a assinatura de dois periódicos: a revista Quatro Cinco Um e o Jornal online Nexo, além de certificados. A professora ganhou assinatura online de periódico, certificado e um smartphone.
Como prêmio por ter chegado à etapa final, todos os estudantes da turma receberam kindles.
A participação dos estudantes na Olimpíada de Língua Portuguesa é motivo de orgulho para o Ifes Campus São Mateus. A dedicação, empenho e competência da professora Adriana também são motivo para a conquista na competição.
Redes Sociais