Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudante do Campus São Mateus é selecionada para intercâmbio nos Estados Unidos
Início do conteúdo da página

Estudante do Campus São Mateus é selecionada para intercâmbio nos Estados Unidos

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 11h36 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 09h16

Ana Luiza foi uma dos nove estudantes brasileiros selecionados para o Community College Initiative Program.

A estudante do curso de Engenharia Elétrica do Ifes – Campus São Mateus, Ana Luiza dos Santos Merlin, foi selecionada para participar do programa Community College Initiative (CCI Program), uma ação promovida pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (U.S. Department of State). A estudante é do quarto período do curso. O programa americano oferece nove bolsas de estudos a estudantes universitários para a realização de um intercâmbio de dez meses em uma faculdade comunitária daquele país. A seleção para a qual nossa discente se inscreveu, é para o período previsto com início em julho de 2022 e término em maio de 2023. Assim, Ana Luiza passará um ano letivo no Houston Community College, no Texas, já a partir do próximo semestre. 

 

Processo de seleção: 

O processo de seleção para o intercâmbio começou no dia 30 de dezembro de 2021, quando com o envio dos formulários de aplicação. Em seguida, o nome de Ana Luiza foi enviado para o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro (responsável pelo Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia) através da comissão interna do Ifes, como uma das candidatas do Ifes. 

Depois desta etapa, a estudante passou por uma entrevista com o Consulado do Rio, já em inglês, e, a partir dela, houve a indicação dela à Embaixada americana em Brasília como uma das candidatas selecionadas pelo Consulado do Rio.

A seleção final ocorreu em Brasília, sendo que o resultado final foi enviado à Ana Luiza por e-mail no dia 05 de maio de 2022.

 

Ranking nacional

Ana Luiza está entre os nove estudantes brasileiros selecionados este ano, levando o Espírito Santo e o Ifes ao ranking nacional. Os outros participantes são representantes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Acre, Pernambuco, Maranhão e do Distrito Federal.

 

CCI Program

O Programa Community College Initiative (CCI), que é patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA, oferece a oportunidades para estudantes de vários países de desenvolverem capacidades de liderança, habilidades profissionais e proficiência na língua inglesa enquanto estudam em uma faculdade comunitária nos Estados Unidos.

Os estudantes selecionados aprendem sobre a cultura americana e compartilham suas culturas natais com as pessoas que conhecem nos Estados Unidos por meio de atividades formais e informais durante o intercâmbio. Estes estudantes participam de um curso semanal “Culture, Society and Institutions” (Cultura, Sociedade e Instituições – em tradução livre) que inclui excursões organizadas que os apresentam a pessoas e também organizações em suas comunidades locais nos EUA. Os participantes do CCI também participam de eventos locais de arte e cultura, visitam locais históricos, visitam escolas locais e participam de clubes estudantis e comunitários nas instituições vinculadas ao programa.

 

Participação do Ifes

O processo inicial foi conduzido pelo Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do Ifes Campus São Mateus, que foi ponto de contato do EducationUSA e também pela conferência e tradução de textos e documentação. O núcleo também fez a indicação dos nomes dos estudantes e auxiliou nas incrições. Foi feito, junto às coordenadorias de curso e com os estudantes, a prospecção, divulgação, orientações e indicação dos nomes ao consulado americano.

O NRI é vinculado diretamente à Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter).

 

 ifes smt ana luiza 002

 

Entrevistamos a estudante que nos contou como foi o processo de seleção e expectativas quanto ao intercâmbio:

Comunicação:   - Como foi participar do processo seletivo?

Ana Luiza:           - Confesso que fiquei muito nervosa e ansiosa, mas o processo de seleção em si foi tranquilo. As pessoas do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro foram muito atenciosas comigo e me deram todo o suporte necessário; também contei com o apoio da professora Nagila Rabelo, que conferiu a tradução dos meus documentos; e o programa arcou com todas as despesas do processo seletivo (emissão de passaporte, consulta médica, teste de tuberculose, tradução de documentos, por exemplo.

Depois que meu nome foi enviado à Embaixada, fiquei cerca de 2 meses sem receber nenhuma resposta, atualizava o e-mail todos os dias para ver se tinha alguma notícia. Esse, acredito, foi o momento mais difícil do processo, pois a ansiedade já estava a mil.

Mas quando finalmente recebi o e-mail que contava da minha aprovação, demorei para a ficha cair e eu acreditar.

 

Comunicação:   - O que você espera vivenciar lá para além do que já consta na programação do intercâmbio?

Ana Luiza:           - Acredito que essa experiência vai me permitir crescer muito, não só profissionalmente, como também pessoalmente. Estar em um outro país, falando uma língua diferente e convivendo com diversas culturas me dará um nível de independência e vivência que eu nunca imaginei ter no Brasil.

Espero me imergir o máximo possível na cultura de lá e explorar tudo o que puder. Participar dos campeonatos esportivos, tradições e eventos culturais; visitar cidades, museus e pontos turísticos; conhecer a comunidade; provar comidas novas; e ver a minha área (elétrica) por uma nova perspectiva.

 

Comunicação:   - O que você pode dizer para outros estudantes da nossa instituição?

Ana Luiza:           - Eu diria para se engajarem no máximo de atividades que a instituição oferece, ainda mais as voluntárias, pois o serviço à comunidade conta muito para o processo de seleção desses programas; manter as notas altas e livres de reprovação também é importante, além de algum nível de inglês.

E digo também para aproveitarem o processo (o ensino, a aprendizagem, as pessoas, as vivências), muitas vezes a rotina é intensa e cansativa e as coisas saem do nosso controle, então é importante saber apreciar esses momentos. Eu estou no Ifes desde 2016 e sou apaixonada por essa instituição, que é, de fato, como uma casa para mim e, graças a ela, muitas portas se abriram, e estão se abrindo, para mim. Então aproveitem!








registrado em:
Fim do conteúdo da página