Página inicial > Notícias > Ifes e Act!on desenvolvem programa de capacitação em programação para jovens e adultos

Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2022, 15h41 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 15h41

Previsão é de que site e editais sejam lançados no mês de junho.

Estão em fase de elaboração os editais e o site do Programe-se e Reprograme-se, iniciativas de capacitação que têm como público-alvo estudantes do ensino médio da rede pública, além de jovens e adultos sem profissão ou que desejam mudar de área de atuação. O foco é atender à forte demanda por profissionais em desenvolvimento de software.

Os programas são iniciativas desenvolvidas pela Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) junto com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que é o executor do processo de formação. Ambos os programas serão ofertados de forma gratuita. A previsão é de que sejam lançados oficialmente no mês de junho.

Veja mais sobre as capacitações:

Programe-se
Serão ofertadas aproximadamente 550 vagas para a formação, que terá duração de dois semestres, sendo 40% da carga horária presencial e 60% a distância. A expectativa é desenvolver nos alunos o interesse pela área de Tecnologia da Informação (TI) por meio de abordagens pedagógicas que envolverão, por exemplo, robótica e jogos digitais. A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia.

No Programe-se, a formação da turma se dará por meio da parceria da unidade do Ifes executora da formação e as escolas públicas. A previsão inicial é de que sejam atendidos os municípios de Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, sendo este último com duas turmas, com uma exclusiva para as meninas.

Reprograme-se
Programa 100% on-line, com foco em capacitar ou recapacitar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio, ou mesmo que queiram mudar de área em busca de melhores oportunidades.

Serão 2.300 vagas ofertadas para 16 municípios: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O Reprograme-se terá um acompanhamento intensivo de tutores para assistir e contribuir com a evolução dos alunos. A aposta da Act!on é que grande parte dos alunos sejam absorvidos pelo mercado capixaba.

As inscrições para o processo de seleção serão por meio de um portal a ser lançado em breve. O projeto é financiado por emenda parlamentar do deputado Felipe Rigoni.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria).