Página inicial > Notícias > SamaBaja conquista segundo lugar na dinâmica de tração em competição nacional

SamaBaja conquista segundo lugar na dinâmica de tração em competição nacional

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 12h15 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 14h08

A equipe conquistou o segundo lugar na dinâmica de tração em São José dos Campos - SP

O veículo construído pela equipe do projeto SamaBaja ganhou o segundo lugar em uma competição que aconteceu em São José dos Campos (SP), nos dias 20 a 24 de abril. A classificação é para a dinâmica de tração do veículo, sendo que a competição avalia várias modalidades.

A equipe viajou para São José dos Campus para participar da competição com o apoio do Ifes e dos patrocinadores do projeto, ao todo, 23 integrantes da comissão, sendo 21 estudantes e dois professores, Rodrigo Soares dos Santos, coordenador do projeto, e Paulo Victor Toso Helker, professor orientador. O SamaBaja tem por capitão (como é designado o líder do projeto) o estudante Fábio Pezzin de Souza. O projeto SamaBaja conta na totalidade com 25 estudantes, entre alunos da engenharia, dos cursos técnicos integrados e concomitantes, e com 6 docentes.

O carro do SamaBAja é um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road) que atende aos requisitos exigidos no regulamento das competições organizadas pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros Automotivos - Brasil).

Provas

A equipe ganhou o segundo lugar na dinâmica de tração. As provas dinâmicas ocorrem a fim de testar o carro e somar pontuação para o resultado final da competição. A prova de tração, em específico, é realizada de modo que o carro puxe blocos de concreto, levando em conta que estes blocos são amarradas no carro através do reboque e o carro os puxa até o tanto que aguentar. No fim da prova, afere-se a metragem da ponta do último bloco puxado até o primeiro, com esse valor obtem-se o resultado final da prova.

SAE Brasil

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A SAE Brasil promove ainda as competições que envolvem equipes participantes de todo o Brasil.