Página inicial > Notícias > Aventura e atividades físicas na praia do Bosque

Aventura e atividades físicas na praia do Bosque

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 14h10 | Última atualização em Segunda, 28 de Março de 2022, 15h07

Estudantes do Campus São Mateus participam de aula de Educação Física ao ar livre na praia do Bosque em Guriri

Aconteceu, sábado (26), na Praia do Bosque (Guriri), uma manhã de práticas esportivas em ambientes naturais e em ritmo de aventura com os discentes dos primeiros anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecânica do Ifes Campus São Mateus. Também foi um momento de confraternização e entretenimento entre os discentes do Ifes e convidados.

As atividades físicas fizeram parte da programação do Ifes Adventure, um projeto proposto pelo professor da disciplina Educação Física, José Roberto Gonçalves de Abreu. Participaram também do Ifes Adventure, como convidados, o professor Dionny Filipe e alguns discentes dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc).

Os estudantes começaram com uma corrida de orientação, e depois, tiveram várias oficinas de práticas corporais com atividades como arvorismo, beach tennis, frescobol, atividades lúdicas (queimada, travinha, voleibol), slackline e longline.

ifes smt adventure 2022 033
Estudante fazendo arvorismo

Projeto Ifes Adventure

Neste formato pedagógico, os estudantes vivenciam experiências de atividades físicas para além do que é trabalhado convencionalmente na instituição: há contato com a natureza, troca de ambiente e em espaço público, em uma perspectiva lúdica e de aventura, proporcionando uma “quebra” das atividades rotineiras praticadas em quadras esportivas, é “apresentar a disciplina de Educação Física para além da quadra e dos esportes tradicionais”, como disse o professor José Roberto.

Outro objetivo do projeto é ajudar na reintrodução dos discentes ao convívio social, conforme José Roberto: “contribuir para amenizar os impactos de 24 meses de restrições de distanciamento social promovidos pela pandemia da Covid 19”, ao falar sobre o projeto.

O Ifes Adventure foi elaborado justamente para proporcionar momentos de importância que pudessem transcender os objetivos individuais de cada atividade proposta e ser uma oportunidade de volta à interação social entre discentes, docentes, servidores e outras pessoas envolvidas, fora do ambiente formal de aprendizagem, aprendendo que o contato humano e a construção afetiva entre as pessoas têm um valor incalculável e jamais será substituído pelos meios remotos. Isso considerando os quase dois anos de afastamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, que afetou fortemente o processo interativo de escolarização, e em específico, na disciplina de Educação Física, visto que nesta matéria, o corpo e sua dinâmica são o principal objeto de estudo.

Veja no Facebook do Campus São Mateus as fotos do evento (acesse aqui).

ifes smt adventure 2022 001 b