Página inicial > Notícias > Institucional > Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica

Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica

Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 19h24 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2017, 15h17

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) Campus São Mateus iniciou sua primeira turmo no ano de 2010 e vem ganhando lugar de destaque na região ao qual está localizado e no cenário nacional e também internacional, fruto da cooperação entre docentes, pedagogos, técnicos administrativos e nossos alunos.

O curso se desenvolve em 10 semestres, praticamente em período integral, requerendo um grande envolvimento do aluno, tanto em sala de aula, quanto em trabalhos extra-classe. Além do contato com docentes, em sua grande maioria com formação em nível de mestrado, especializados em áreas das disciplinas ministradas, o aluno mantém-se dentro de uma atmosfera de grande produção científica e tecnológica. Estes resultados têm influência direta na qualidade das disciplinas, como também ocorre o contato com a participação dos alunos nas diversas atividades dos grupos ou laboratórios de pesquisa. É comum o aluno de graduação participar, nas atividades de iniciação científica, projetos de pesquisa e de extensão.

Outras atividades podem ser listadas e que fazem parte da formação do aluno como a participação na Empresa Júnior de Engenharia Mecânica (Gama Jr.), participação nos projetos SamaBaja e Aero-Design, respectivamente projeto e construção de protótipos de veículos e aeromodelos.

Outro ponto de bastante importância é o contato direto com o meio industrial, através das atividades citadas, através de visitas programadas nas disciplinas, ou através dos programas de estágio. Este último está previsto como atividade curricular na 10ª fase, podendo ocorrer no Brasil ou no Exterior e representa uma boa oportunidade para o aluno ter um contato mais amplo com o setor industrial, podendo resultar em uma contratação após a conclusão do curso. Estágios de curta duração também são comuns e permitem ao aluno o conhecimento rápido de um determinado ramo de atividade industrial.

Muitos alunos também resolvem continuar no caminho da pesquisa, seguindo a vocação despertada quando da sua atividade de iniciação científica, e seguem para mestrado e doutorado na própria instituição (Ifes). Trata-se de uma atividade bastante salutar, uma vez que muitas indústrias já adquiriram um patamar de desenvolvimento que torna necessária a presença de pessoal mais especializado e de nível avançado.

O envolvimento nas diversas atividades descritas faz do aluno de Engenharia Mecânica do Ifes Campus São Mateus um aluno especial, de competência reconhecida, e que hoje está presente como engenheiro, no chão de fábrica ou no comando de muitas indústrias importantes no cenário nacional.

OBJETIVO

O objetivo do Curso de Engenharia Mecânica é colaborar para o desenvolvimento da sociedade nos âmbitos tecnológico, científico, econômico e cultural. Para tanto, capacita o engenheiro a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

Tendo em vista o cumprimento da missão do Ifes, o curso perseguirá, de forma permanente, os seguintes objetivos:

• Realização de ensino, pesquisa e extensão em engenharia mecânica;

• Qualificação e adequação de recursos humanos;

• Adequação de infraestrutura;

• Integração técnico-científica, político-social, ética e ambiental.

Data de criação: 2010

Número de vagas anuais: 40