Página inicial > Institucional-sm > Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos - CSO

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos - CSO

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2017, 16h37 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 17h10 | Acessos: 981

A coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus São Mateus tem a finalidade de divulgar as ações institucionais por meio das variadas formas de mídia, visando a consolidação da imagem institucional perante os públicos interno e externo a sociedade.

Envie sua notícia: Mande suas sugestão ou pauta para reportagem para o e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 7:00 às 16:00 horas.

Coordenador: Samuel Gonçalves do Carmo - Relações Públicas

CONRERP 3ª REGIÃO Nº 2708

Política de Comunicação do Ifes

Política de Comunicação do Ifes, documento que norteia as atividades de comunicação na instituição, foi construída de forma coletiva e aprovada pelo Conselho Superior.

Política de Comunicação do Ifes - Documento na íntegra, versão 2016 (pdf).

Identidade Visual

A Identidade Visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foi construída sobre a ideia do homem integrado e funcional.

Utilizam-se quadrados que se encaixam numa rede e são incluídos o homem e seu pensamento como ideia central e objeto de educação, formação e capacitação.

O ícone é expressamente percebido e lido como IF, mas é importante a manutenção da inscrição na lateral direita, alinhada pela base, em sua versão completa ou simplificada.

A marca deve ser preservada e apresentada sempre em conformidade com os padrões do manual de uso da marca.

Quem pode usar a marca do Instituto?

Todas as instituições que atuam em projetos sociais em parceria com o Instituto Federal, por exemplo: órgãos governamentais, empresas, associações e demais instituições que estejam de acordo com o pacto social vigente.

Regras de uso:

Todo material que contenha a logomarca do Campus São Mateus deverá ser supervisionado pela CSO. Este procedimento visa conferir o correto uso da marca, de acordo com o manual de uso da logomarca.

MANUAL DE APLICAÇÃO

O logotipo do Ifes – campus São Mateus foi proposto pelo Ministério da Educação, junto aos demais logotipos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Suas definições de uso e aplicação estão contidas no Manual de Aplicação da Marca dos Institutos Federais.

Ao enviar os arquivos do logotipo do Ifes – São Mateus a um fornecedor que irá produzir material gráfico, é necessário enviar também o arquivo do Manual de Aplicação e enfatizar a necessidade de sua consulta e utilização.

USO CORRETO DO LOGOTIPO DO IFES – CAMPUS SÃO MATEUS

Os princípios abaixo devem ser considerados na aplicação do logotipo:

– Proporção – Ao aplicar o logotipo em uma peça gráfica, NÃO altere a proporção definida entre a largura e a altura. Havendo a necessidade de redimensionar o logotipo, utilize as alças diagonais, pressionando a tecla SHIFT do teclado, para que a proporção se mantenha durante o processo.

– Reserva de Integridade – O logotipo deve ser aplicado em uma das seguintes condições:

(1) a distância mínima entre ele e os outros elementos da página deve ser equivalente à largura de um módulo verde (presente no logotipo) ou (2) o logotipo deve estar contido em um retângulo branco, e a distância mínima entre ele e as margens do retângulo deve ser equivalente a um módulo verde (presente no logotipo).

– Elementos – O logotipo NÃO deve ser aplicado sem a presença de todos os seus elementos.

Exemplo: apenas o ícone sem os textos. Os elementos também não devem ser remanejados ou redimensionados de suas posições originais. Exemplos: ícone à direita do texto, texto maior que o original, textos alinhados ao centro etc.

– Cores – em circunstância nenhuma as cores dos logotipos nos arquivos devem ser substituídas por outras.

– Redução – A marca não deve ser aplicada em tamanho menor que 1 centímetro de altura.

>> Manual de Aplicação da Marca (pdf)

>> Logomarca do Ifes Campus São Mateus

- versão horizontal:
>> Logo PDF (cmyk)*
>> Logo JPG (cmyk)*
>> Logo JPG (rgb)*

- versão vertical:
>> Logo PDF (cmyk)*
>>Logo JPG (cmyk)*
>> Logo JPG (rgb)*

-versões preto e branco
>> Logo PDF horizontal
>> Logo PDF vertical

*cmyk: modo para impressão gráfica - Utilize esta opção caso você precisar da marca para impressão gráfica.
*rgb: modo para visualização (tela de computador, tablets, smartphone, etc) - Utilize esta opção caso você precisar da marca para inseri-la apenas em documentos vituais (PowerPoint, emails, etc).

>> Política de Comunicação do Ifes - Documento na íntegra, versão 2016 (pdf)

>> Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo

>> Manual de Formatura