Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inep lança publicação sobre educação profissional

Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 15h37 | Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 15h37

Livro é dividido em três eixos temáticos e propõe desafios para a expansão da educação profissional e tecnológica (EPT) em território nacional

Ampliar o debate e reunir, em torno da pauta, importantes atores que ajudam a construir a educação profissional. Com esse objetivo, está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a publicação “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O livro reúne pesquisadores com o intuito de abordar a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil. 

Segundo os organizadores, a partir do conteúdo, os pesquisadores poderão avaliar os desafios colocados para a expansão da EPT no Brasil. O livro é dividido em três eixos. O primeiro é motivado por questões conceituais: saber o que é e como avaliar educação profissional e tecnológica. 

O segundo é voltado à pesquisa empírica, buscando identificar investigações de natureza estatística que possam contribuir para a avaliação da EPT, a partir das bases de dados do próprio Inep e daquelas disponibilizadas por outras instituições. O terceiro e último eixo se refere ao estudo de experiências consolidadas em relação à avaliação da modalidade, apresentando aquelas desenvolvidas em território nacional. 

Importantes debates contribuíram para traçar um novo caminho voltado ao alcance das especificidades da EPT e sua efetiva avaliação. Destacam-se o trabalho de produção dos indicadores para o monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE); o desenvolvimento de estudos para compreender com mais detalhes o campo educacional; a participação na construção da Plataforma Nilo Peçanha, que reúne dados oficiais da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica; e as demandas impostas pela legislação. 

A publicação se propõe, ainda, a mobilizar profissionais para uma futura criação de um sistema nacional de avaliação da EPT. Com a publicação do livro, a tarefa, agora, é propor uma agenda de debates, que terá início ainda em janeiro, com um webinário de lançamento. 

Confira a publicação


Fonte: Portal MEC/Assessoria de Comunicação Social do Inep:
Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inep-lanca-publicacao-sobre-educacao-profissional

registrado em:
Fim do conteúdo da página