Página inicial > Lista Extensão > Projeto EJA e Desenvolvimento Local

Projeto EJA e Desenvolvimento Local

Educação e Desenvolvimento Local como Forças Catalisadoras da Emancipação Social e do Bem Estar em Comunidades Vulneráveis

Projeto

O presente programa tem como objetivo principal contribuir, por meio da educação de jovens e adultos, para o desenvolvimento local e o bem estar social de comunidades e de populações vulneráveis, no âmbito do Estado do Espírito Santo, em especial as Comunidades Quilombolas. E, será desenvolvido por meio dez etapas interdependentes: (a) Implantação da Rede Ifes de Extensão Comunitária para o Desenvolvimento Local Capixaba (REDIFES); (b) Fomento ao Voluntariado por meio da implementação do Projeto Estado Solidário e Extensão Comunitária Capixaba; (c) Pesquisa aplicada à Extensão Comunitária em Comunidades Quilombolas da Região Litoral Norte Capixaba; (d) Implantação de cursos de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos Quilombolas; (e) Implementação de cursos no âmbito do Programa Nacional da Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/ Formação Inicial e Continuada (PROEJA/FIC); (f) Radiografia das Tradições Quilombolas do Norte Capixaba (elaboração da Cartilha das Tradições Quilombolas); (g) Implantação da Rádio Comunitária Quilombola Sapê do Norte; (h) Implementação de dois cursos de Aperfeiçoamento em Proeja Quilombola, e o outro, na Educação de Jovens e Adultos; (i) Implementação de ações da Economia Solidária Quilo.

Publico Alvo

Estudantes e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo; Comunidades Quilombolas.

Contato