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Projeto SamaBaja

Áreas

 

DESIGN E CHASSI


O setor design é responsável por projetar, simular e fabricar todo o chassi do
protótipo de modo a proporcionar segurança e ergonomia ao piloto, interagindo com
os demais subsistemas para que não haja conflito na montagem do veículo. Além
de ser responsável pelo acabamento e layout do carro

 

SUSPENSÃO E DIREÇÃO


O setor de suspensão e direção está diretamente ligado a performance do veículo
em retas, curvas ou na transposição de obstáculos. Intimamente ligado ao conforto
do piloto o setor garante que o carro passe por todos os obstáculos impostos pela
competição com segurança e conforto, porém sem perder em nenhum momento sua
esportividade.

 

FREIO E RODAS


O veículo deve possuir um sistema de freio hidráulico que atue em todas as rodas e
seja atuado por um único pé. O pedal deve atuar diretamente o cilindro mestre por
uma conexão rígida, isto é, cabos não são permitidos. O sistema deve ser capaz de
travar todas as rodas, tanto em condição estática como em movimento em
superfícies pavimentadas e não pavimentadas.
A efetividade do sistema de freio será verificada ao longo de toda a competição. Se
falhas forem detectadas, o veículo será removido da competição até que o problema
seja resolvido.

 

TRANSMISSÃO


Os componentes do trem de força de um veículo têm como função de transmitir a
potência do motor para as rodas de tração do veículo. Os sistemas de transmissão
são os que apresentam maior potencial na redução de perdas, possibilitando um
melhor desempenho ao veículo, de forma a otimizar seu rendimento e apresentar
melhores resultados quando em operação, tornando o veículo mais competitivo.


ELÉTRICA

 

O setor da Elétrica é responsável por coletar dados (como velocidade, rotação, nível
de combustível e temperatura do câmbio CVT) e transmiti-los em tempo real a fim
de aumentar o desempenho do piloto em pista e validar testes realizados pelos
outros setores, além de ajudar no monitoramento para segurança do piloto e dos
equipamentos do carro.

 

GESTÃO


Práticas de gestão harmonizadas à realidade de cada de equipe, tendo como foco
as áreas de conhecimento, tempo e pessoas;

 

MARKETING


A equipe deve avaliar o desafio proposto de comercialização em massa do Baja;
O projeto apresentado como aquele que seria produzido em massa não pode ser
incompatível com o projeto real do protótipo levado à competição. Diferenças
deverão ser justificadas tecnicamente.
As equipes devem explorar e não se limitar aos itens:
1. Plano de marketing.
2. Design do veículo.
3. Plano de vendas e distribuição.
4. Plano de fabricação.
5. Finanças.

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