Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Engenharia Elétrica
Início do conteúdo da página

Engenharia Elétrica

Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 08h07 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 07h55
imagem sem descrição.

Geral

Modalidade: Presencial

Duração: 5 anos, distribuídos em 10 semestres.

Turno: Integral

Formação: Bacharel em Engenharia Elétrica

Regime: Anual

Forma de Ingresso: SISU/ENEM

Carga Horária - PPC 2019: 4050 horas 

Carga Horária - PPC 2024: 3600 horas

 

Coordenador do curso: Tiago Zanotelli:  tEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pedagoga: Luciane Serrate Pacheco Bacheti Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentação

O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) Campus São Mateus inicia sua primeira turma no ano de 2019, beneficiando milhares de jovens na região norte do Estado do Espírito Santo, que de outra forma, não teriam condições de cursar uma graduação na área tecnológica de engenharia elétrica. Isto implicará na diminuição de contratação de mão de obra qualificada de outras regiões brasileiras e diminuição de custos operacionais. Esta ação garante ainda o desenvolvimento tecnológico da região, preparando a comunidade local/regional para a utilização de novas tecnologias com responsabilidade socioambiental.

O curso se desenvolve em 10 semestres, praticamente em período integral, requerendo um grande envolvimento do aluno, tanto em sala de aula, quanto em trabalhos extra-classe. Além do contato com docentes com formação em nível de mestrado e/ou doutorado, especializados em áreas das disciplinas ministradas, o aluno mantém-se dentro de uma atmosfera de grande produção científica e tecnológica. Estes resultados têm influência direta na qualidade das disciplinas, ocorrendo também o contato com a participação dos alunos nas diversas atividades dos grupos ou laboratórios de pesquisa. Faz parte da formação do aluno de graduação a participação em atividades de iniciação científica, projetos de pesquisa e de projetos extensão.

Exemplos de projetos e programas desenvolvidos no Campus São Mateus que envolvem ensino, pesquisa e extensão que que os graduandos podem participar: Programa de Estudo e Promoção de Robótica Educacional em São Mateus; PIES – Programa de Instalação Elétrica Segura nas instituições de apoio à comunidade; Programa SamaBaja que trabalha com a construção de protótipos de veículos; programa FAM AeroDesign que trabalha na construção de aeronaves e; a Empresa Júnior de Engenharia Mecânica (Gama Jr.).

Outro ponto de bastante importância é o contato direto com o meio empresarial e industrial através das atividades citadas acima, através de visitas programadas nas disciplinas, ou através dos programas de estágio. Este último está previsto como atividade curricular no décimo período, podendo ocorrer no Brasil ou no Exterior e representa uma boa oportunidade para o aluno ter um contato mais amplo com os setores de produção e prestação de serviço da sociedade, podendo resultar em uma contratação após a conclusão do curso. Estágios de curta duração também são comuns em determinado ramo de atividade dentro do currículo de engenharia elétrica.

Muitos alunos também tem interesse em continuar no caminho da pesquisa, seguindo a vocação despertada no começo de sua iniciação científica, seguindo para o mestrado e doutorado na própria instituição (Ifes). Trata-se de uma atividade bastante salutar, uma vez que muitas indústrias já adquiriram um patamar de desenvolvimento que torna necessária a presença de pessoal mais especializado e de conhecimento mais avançado na área.

O envolvimento nas diversas atividades descritas faz do aluno de Engenharia Elétrica do Ifes Campus São Mateus um aluno especial, de competência reconhecida, e que hoje está presente como engenheiro, trabalhando como mão de obra ou na gestão de empresas importantes no cenário nacional.

 

Ingresso e número de vagas

São oferecidas até 20 (vinte) vagas anuais. As informações sobre o Processo Seletivo são divulgadas no site do Sisu.

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página