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CPA

Publicado: Terça, 07 de Março de 2017, 18h47 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2017, 12h57

 CPA - Comissão Própria de Avaliação Institucional

A CPA é órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que coordena o processo de auto avaliação institucional do Ifes por meio de avaliação global, integrada e sistêmica utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhora do desempenho institucional em todos os níveis

CSAI - Comissão Setorial de Avaliação Institucional

As CSAI foram criadas para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAIs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de auto avaliação do seu respectivo Campus.

 O processo de autoavaliação e a sua importância

O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

Funções da Comissão Setorial de Avaliação Institucional

- Coordenar o processo de autoavaliação do Ifes;

- Planejar, organizar e orientar os trabalhos de autoavaliação;

- Organizar relatórios;

- Divulgar os dados consolidados à comunidade;

- Encaminhar relatório final ao MEC;

Categorias avaliadas no processo de autovaliação institucional

- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;

- A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;

- A responsabilidade social da Instituição;

- A comunicação com a sociedade;

- As políticas de pessoal e de carreiras do corpo docente e do técnico-administrativo;

- A organização e a gestão da Instituição;

- A infraestrutura física;

- O planejamento e a avaliação;

- As políticas de atendimento a estudantes;

- Sustentabilidade financeira;

Importância dos resultados da autoavaliação institucional

- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;

- Aperfeiçoar a prática educativa;

- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;

- Aperfeiçoar a gestão;

- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;

- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC;

Composição da Comissão Setorial de autoavaliação Institucional do Campus São Mateus

- Davi Pereira Garcia – Titular Docente – Presidente.

- Adeylson Lichtenheld Craus Bertuani – Titular Técnico Administrativo;

- Aurélio Caversan – Titular Discente;

- Caio Favero Tonon – Suplente Discente;

- Fabricio Borelli – Suplente Docente;

- Marcelo de Oliveira Duarte – Suplente Técnico Administrativo.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Relatórios da autoavaliação Institucional Campus São Mateus

- Relatório 2010;

- Relatório 2011;

- Relatório 2012;

- Relatório 2013;

- Relatório 2014;

- Relatório 2015;

- Relatório 2016.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes

Lei 10.861, de 14/4/2004.

Regulamento da CPA

Resolução do Conselho Superior n° 29/2013, de 09 de agosto de 2013.

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