Ifes cadastra voluntários para participarem do seu Conselho de Usuários

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 11h00 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 11h00

Conselho visa garantir participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) convida estudantes e a sociedade em geral para integrarem o Conselho de Usuários da instituição. O conselho tem como objetivo garantir uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, conectando os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço. Qualquer pessoa pode se inscrever para ser conselheiro, por meio da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos: conselhodeusuarios.cgu.gov.br.

Os conselhos de usuários, instituídos pelo Decreto n. 10.228/2020, foram criados como órgãos de natureza consultiva, com competência para acompanhar e participar na avaliação da qualidade, da efetividade e da satisfação com a prestação de serviços públicos; além de propor melhorias e contribuir na definição de diretrizes para o adequado atendimento aos usuários; e acompanhar e auxiliar na avaliação da atuação das ouvidorias do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal.

O Conselho de Usuários é composto por usuários de serviços públicos, permitindo a participação direta dos cidadãos. A atuação como conselheiro é voluntária e sem remuneração. Não há necessidade de eleição e qualquer outro processo seletivo. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

A plataforma do Conselho de Usuários, gerida pela Controladoria-Geral da União (CGU), também possibilita que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, possa conduzir as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita. Basta que a pesquisa esteja devidamente associada a algum serviço público. A ferramenta está disponível para qualquer pessoa que queira coletar e produzir informações relevantes sobre a qualidade da prestação de serviços públicos no Brasil.

Acesse a plataforma: conselhodeusuarios.cgu.gov.br.

Conselho usuarios

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria), com informações da Controladoria-Geral da União (CGU).