Servidores do Campus São Mateus participam de formação

Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 17h10 | Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 09h32

Começou hoje, dia 3, a Formação Pedagógica 2020 do Campus São Mateus, na sala º 16 do Ceunes (Ufes). O evento, programado para dois dias, termina amanhã, terça-feira, nas dependências do Ifes.

A Formação Pedagógica é uma série de ações e atividades pensadas para a capacitação dos servidores para o fazer pedagógico preparando-os para os desafios educacionais que surgem a cada ano para a instituição e para os profissionais, tanto docentes quanto administrativos que trabalham no campus.

Pela manhã, o diretor-geral, professor Aloisio Ramos da Paixão, recepcionou os servidores e falou sobre o andamento das obras, a conclusão do ano letivo de 2019 e sobre a expectativa em relação ao PDI institucional. Em seguida, o diretor de Administração, Fábio Alexandre Pinheiro, apresentou alguns dados financeiros de 2019 e perspectivas para 2020. O professor Cleidson Oliveira, direção de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, falou sobre a captação de recursos para os projetos do campus via editais específicos. O diretor de Ensino, Carlos Roberto Coutinho, mencionou as principais ações coordenadas por aquela diretoria no ano passado e citou os principais desafios para 2020, por exemplo, a acolhida aos estudantes com necessidades específicas, momento em que passou a palavra à servidora Georgia Bulian. Para este ano, teremos nove estudantes que irão precisar de atendimentos especiais, conforme expôs Georgia.

No período vespertino, houve uma palestra seguida de debate sobre a temática “Ifes: uma escola para todos/as?”, com Ignêz Brigida de Oliveira Pina (da Pró-reitoria de Ensino do Ifes) e com o professor convidado (Ufes) Gustavo Henrique Araújo Forde.

ifes sama formacao servidores 2020 008

Para a servidora Samanta Lopes Maciel, presidente da comissão organizadora da Formação Pedagógica 2020, a importância desta capacitação é “Primeiro garantir atendimento à legislação, LDB, e à Lei de Criação do Institutos quanto à necessidade de Formação Continuada dos profissionais e segundo, uma discussão temática que é pensar se a gente tem assegurado o direito à educação e atendimento (ao educando) que é para todos os públicos e toda a sociedade.”, afirmou a pedagoga.

ifes sama formacao servidores 2020 011

De acordo com a programação, amanhã, 04, terão minicursos e oficinas com convidados de várias instituições, no período matutino. Os minicursos e oficinas serão para os servidores que fizeram inscrições prévias para participarem. À tarde, haverá elaboração de planejamentos das aulas com orientações e participação das coordenadorias de cada curso.

Veja mais fotos do evento na página do Facebook do Campus São Mateus