Aluno do Campus São Mateus é selecionado para a I Mostra Nacional de Feiras de Ciências

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 07h50 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 08h01

Evento faz parte da Reunião Anual da SBPC e será realizado em julho, no Mato Grosso do Sul.

O estudante Johann Jakob Schmitz Bastos, que cursa o Técnico em Eletrotécnica no Campus São Mateus, foi selecionado para participar da I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que ocorrerá de 22 a 26 de julho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento será realizado simultaneamente à Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O trabalho escolhido foi “Projeto e Construção de um Medidor de Energia Didático para o Laboratório de Máquinas Elétricas via Arduíno”, que teve orientação do professor Rodrigo Fiorotti.
A organização do evento vai custear passagem aérea e hospedagem para que aluno e orientador participem da mostra.

O projeto de Johan foi apresentado nos dias 30 e 31 maio, na Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), que aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Ceunes, em São Mateus. Cerca de 2.500 estudantes de escolas de ensino básico de mais de dez municípios capixabas visitaram a feira. Os projetos foram avaliados por professores do próprio Ifes e da Ufes. Para selecioná-lo, eles consideraram os seguintes critérios: atitude, habilidades, criatividade, aplicação do método científico ou de engenharia, pôster, apresentação oral, relevância e trabalho em equipe.

O medidor de energia didático tenta solucionar o problema de falta de wattímetros no Campus São Mateus. Johan explicou que, enquanto um wattímetro custa mais de R$ 1.000, o medidor que ele construiu custa cerca de R$ 92. O estudante disse ter ficado muito feliz com a seleção e espera que a Mostra de Feiras de Ciências agregue ao seu conhecimento e que possa aproveitar para trocar experiências com pessoas de todo o País.