Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifes Campus São Mateus lança aplicativo CONNECTHELP

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 08h30 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 09h16

 

ENTREVISTA COM O PROFESSOR EDUARDO SILVA SOBRE O APLICATIVO CONNECT HELP

De onde surgiu a ideia do aplicativo?
Em maio de 2016, trabalhando entre um projeto e outro além de suas aulas no Instituto Federal do Espírito Santo Campus São Mateus, eu vislumbrei a possibilidade de criar um aplicativo que conectasse as pessoas que tem o desejo de ajudar seu próximo. Em conversa com a professora Nágila Rabelo Moraes, rascunhamos este projeto e convidamos alguns alunos para participar. Mas assim pensamos... que instituição convidar para fazer parte deste? Em acordo com os integrantes do projeto, decidimos convidar a Cáritas Diocesana de São Mateus, por ser uma instituição de renome e respeito perante a sociedade. Esperamos assim, alcançar uma grande parcela da sociedade mateense que esteja disposta a acessar o aplicativo ConnectHelp para ajudar o próximo.

2) Qual o principal objetivo do aplicativo?
Nosso principal objetivo foi desenvolver um software para conectar a Cáritas que necessita de doações com pessoas que desejam ajudar/doar. Para isto, selecionamos aplicativos e softwares para o desenvolvimento do app, bem como a criação de fluxogramas para a criação e desenvolvimento deste. Após esta fase, criamos o app ConnectHelp e agora estamos na fase de implantação do aplicativo.

3) Como foi o envolvimento dos alunos, da comunidade em geral no projeto?
Nossa... total... a ideia do aplicativo foi muito bem aceita por todos, gerando curiosidade sobre seu uso.

4) Quem pode ajudar? Como pode ajudar?
Todos podem ajudar... doando produtos e oferecendo serviços.

5) Quais instituições podem receber ajuda?
As instituições parceiras da Cáritas.

6) Você pensa na possibilidade de ampliar a rede de instituições beneficiadas?
Com certeza! Já estamos em fase de organização e preparação para lançamento e uso do aplicativo primeiramente no estado do Espírito Santo (meados de fevereiro 2018) e por volta de maio 2018 no Brasil.

7) Qual a sua maior dificuldade durante a execução do projeto?
Bom... imaginar a praticidade deste... seu design, suas funcionalidades, adequá-lo às realidades locais ... enfim várias... mas considero como desafios... não dificuldades...

8) Pretende disponibilizá-lo para iOS?
Com certeza. Nossa próxima meta.

9) Deseja acrescentar mais alguma informação?
Sim! Falar um pouco mais sobre o ConnectHelp... Então... o que é o Connecthelp?
É uma rede colaborativa de voluntariado para troca de serviços e itens entre pessoas que podem doar e instituições que necessitam. Considerando que aspectos ligados à doação podem ser potencializados com a utilização de tecnologias e mídias sociais, o impacto social poderá ser bastante expressivo, pois aproxima doador de entidade responsável por encaminhar a doação de uma forma justa e séria.
Para o acesso ao aplicativo ConnectHelp, utilizamos as mídias sociais por estas terem se tornado a principal forma de comunicação e troca de informações existente.
Então, pensando na praticidade do uso da tecnologia e das redes sociais, juntamente com a Cáritas, desenvolvemos este aplicativo que conecta o doador diretamente a quem recolhe as doações, acelerando o processo de doação e dando credibilidade e confiabilidade a este.
O aplicativo trabalha com uma demanda de serviços ou produtos necessitados por uma instituição conectada à Cáritas. A seguir, esta demanda é publicada e pode ser visualizada pelos usuários do aplicativo. A partir daí temos a ligação entre doador com a sua doação e a instituição recebedora.
Nest emês de dezembro, aproveitando todo este calor natalino, além das instituições que já são parceiras da Cáritas, teremos também a inclusão no aplicativo de dois projetos: SOS NOVA VENÉCIA e o projeto social MARGARIDA GERNA. Para o projeto SOS Nova Venécia através do aplicativo você poderá doar alimentos, água, roupas e móveis e para o projeto Margarida Gerna você poderá doar mochilas escolares, brinquedos e roupas para crianças. Este é um momento delicado onde estamos vivendo a questão das chuvas e enchentes e nossos irmãos mais carentes precisam de nossa ajuda, não é verdade.
Pois ninguém é tão poder que não possa doar algo e nem tão rico que não possa receber... nem que seja carinho e gratidão... não é mesmo?
Por isto, nosso lema no ConnectHelp é...
ConnectHelp!!! É a tecnologia trabalhando a serviço do próximo!
ConnectHelp! Doando um bem sem olhar a quem!!!

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página