Projeto Criança Feliz 2018

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 08h14 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 08h26

No dia 30 de novembro de 2017, teremos o quarto ano do Projeto Criança Feliz. O projeto foi idealizado pela professora Carmen Lúcia Annies Gonçalves em 2014 junto com a turma do 2EIV (segundo ano integrado do Curso de Eletrotécnica) e conta com a participação e apadrinhamento das crianças da Creche São Francisco de Assis do bairro Litorâneo.

Como acontece o projeto? Durante o ano, os alunos do segundo período da Engenharia Mecânica  e a uma turma do  ensino médio integrado, neste ano, o segundo ano do curso técnico  em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio é que apadrinha o projeto. Os alunos então divulgam o projeto nas mídias sociais e em algumas escolas, além de fazerem campanhas nas próprias famílias para arrecadar brinquedos usados mas que estejam em bom estado. Na fase de recebimento dos brinquedos, estes são  restaurados, limpos e catalogados pelos alunos participantes do projeto. No dia em que acontece a ação, as crianças da creche recebem de presente um brinquedo usado e um novo (que é dado pelo padrinho) e um kit de escovação dental  contendo uma escova, uma pasta dental, um fio dental e uma toalhinha de mão e depois disso... brincam muito pelo pátio do campus, acompanhados pelos alunos e servidores que preparam brincadeiras, um lanche nutritivo e muita diversão para as crianças.

E o trabalho com as crianças na creche? Por volta do início do mês de outubro, as crianças são orientadas a enviar uma carta para o Papai Noel falando sobre qual é seu sonho de Natal. O que é interessante neste trabalho é que, como as crianças da creche tem entre 2 e 6 anos, as professoras as auxiliam e as orientam a desenhar o que gostariam de ganhar.

O projeto tem alcançado muito sucesso  pois além de ganharmos brinquedos, recebemos também muitos livros e jogos, enfatiza Carmen.  Para a professora, “a primeira intenção do projeto foi aproximar os alunos do Ifes com os moradores do bairro Litorâneo e isto foi muito bom; nossos alunos aprenderam a respeitar os moradores do bairro pois seus filhos são ‘afilhados’  destes”. Para os moradores do bairro a ação estratégica do projeto foi muito bem aceita pois estes também passaram a ter uma boa visão do Ifes, entendendo que este veio para ajudar e fazer parte da comunidade. “Com o passar deste 4 anos, criamos uma ótima expectativa em relação ao projeto pois ele é sempre bem vindo, tanto pelos alunos do Ifes quanto pelos moradores do bairro Litorâneo” Carmem explica  também que “o projeto tomou uma dimensão muito grande nos últimos dois anos, pois hoje ajudamos não só a Creche do Litorâneo mas também a Casa Lar, a  Creche do Bairro Porto e outras que assim entrarem em contato conosco. Sinto-me feliz com o projeto porque  podemos conviver com realidades diferentes aprendendo a respeitar estas diferenças. Ninguém é tão pobre que não possa doar e nem tão rico que não possa receber. A troca de carinho, amor e respeito humano é o bem maior que o projeto quer mostrar”.

Então, é uma data muito festiva e além de todo o carinho recebido pelos alunos do campus São Mateus, neste dia as crianças da creche São Francisco vêm para o campus brincar e interagir com seus padrinhos e com as outras crianças e alunos. Após o lanche  elas recebem a presença do Papai Noel que lhes presenteia e, ao final do dia, retornam à creche felizes e sorridentes, sabendo que existe uma escola federal bem ao lado delas e que um dia, quando forem adolescentes, poderão estudar lá.

A professora Carmen informa que quem quiser fazer doações (brinquedos  e roupas em bom estado, kits de escovação e material escolar) pode ligar para os telefones 3767-7025 (Coordenadoria da Formação Geral)) ou 99850-9150 (professora Carmen).

Criança feliz 1

criança feliz2criança feliz 3criança feliz 4criança feliz 5criança feliz 7