Olimpíada Brasileira de Robótica - Etapa Estadual

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 15h50 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 07h44
imagem sem descrição.

No último sábado, 12, ocorreu em Vitória a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica modalidade prática. A missão da OBR - Modalidade Prática caracteriza-se por simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs (www.obr.org.br).

A cidade de São Mateus foi representada por 6 equipes, todas integrantes do Programa de Estudo e Promoção de Robótica Educacional em São Mateus, um programa de extensão do Ifes São Mateus. Destas 6 equipes, 4 competiram no Nível 2, onde alunos de ensino médio montam e programam seus robôs. Estas equipes foram formadas por alunos regularmente matriculados no Ifes São Mateus. Neste ano, pela primeira vez, o Ifes São Mateus levou mais 2 equipes que competiram no Nível 1, para alunos do ensino fundamental. Estas equipes são formadas por alunos de escolas parceiras do Ifes São Mateus: EMEF Vereador Laurindo Samaritano e EMEF Aviação.

Em destaque a equipe ZanoTeam, formada pelos alunos Everson Henrich da Silva, João Paulo Matos Mendes, João Phellipe Rodrigues Hautequestt e Cledrlon Pereira Machado, conseguiu o 2º Lugar Geral no nível 2. Título inédito para a cidade.

O próximo passo do Programa é preparar os alunos que participarão no próximo dia 25 da segunda etapa da modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica. O campus tem 6 alunos classificados para esta etapa da OBR.

O Programa de Estudo e Promoção de Robótica Educacional em São Mateus é um programa de extensão do Ifes São Mateus com o objetivo principal de promover a robótica educacional como ferramenta de melhor fixação e aplicação de maneira lúdica dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e em acompanhamento a diversas escolas técnicas do país. O projeto integra alunos da Instituição e alunos de escolas parceiras. Além de produzir robôs para a competição prática da Olimpíada Brasileira de Robótica, o programa prepara os alunos para a modalidade teórica e busca promover minicursos sobre a temática. O Programa é coordenado pelo professor Cristiano Tavares com a colaboração dos professores Rodrigo Fiorotti, Eros Spalla, Vinicius Erler e Cleidson Oliveira.