IV Sarau de Poesia Romântica Brasileira

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 08h55 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 16h36
Nos dias 11 e 14, ocorreu o IV Sarau de Poesia Romântica Brasileira. Nessa edição, participaram os terceiros anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecânica integrados ao Ensino Médio. O trabalho que antecedeu o sarau consistiu em desenvolver, nas aulas de Literatura, com essas turmas, o conteúdo a respeito das três gerações da Poesia Romântica Brasileira. Os alunos estudaram os poemas produzidos pelos poetas brasileiros do século XIX, bem como o contexto histórico em que estes foram criados. A estética característica de cada texto também foi estudada e identificada. Após esse estudo, os alunos produziram seus próprios poemas, sempre fazendo referência às gerações de poesia abordadas.

No dia 11, o 3º. EIM foi responsável pela primeira parte do sarau, quando tivemos a presença da poetisa Eliane Auer, que encantou todos os alunos com sua trajetória biográfica e literária. Eliane falou da importância da escrita na vida das pessoas, e como isso pode trazer benefícios incontáveis. Em seguida, apresentou alguns de seus poemas preferidos, os quais caracterizam-se por um tom confessional. A poetisa ainda presenteou os alunos com uma análise do clássico "O pequeno príncipe".

Já no dia 14, o 3º. MIM organizou a segunda parte do sarau, contando com a presença da escritora e poetisa Mônica Porto. Os poemas apresentados emocionaram muito. Houve até um poema em homenagem ao escritor, poeta e folclorista Hermógenes da Fonseca. Mônica não falou apenas da sua produção literária, mas, por meio da narrativa da sua biografia, trouxe um legado de luta, força e coragem, para vencer as condições socioeconômicas adversas, estudar e se tornar escritora e poetisa. Sua poesia é marcada por um realismo suave e ligado às suas raízes mateenses.

O sarau ainda teve um momento intitulado "Nossos escritores", em que alguns alunos com talento em escrita literária fizeram a leitura dos seus textos. Enfim, foi um momento singular de muita leitura, literatura e música. Os poemas produzidos ficarão expostos até o dia 21/08/2017, no corredor do Anexo II.