Oficina para Elaboração de Projetos de Pesquisa e Captação de Recurso

Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 13h26 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2017, 13h38

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou em 03 de abril de 2017 os editais de programas de fomento à pesquisa, inovação e difusão científica para o ano de 2017. São três editais do Programa Institucional de Difusão Científica (Prodif) e três do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti).

Confira aqui os editais.

Diante da divulgação dos editais, a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPGE) do Campus São Mateus preparou a “Oficina para Elaboração de Projetos de Pesquisa e Captação de Recurso”.

Público alvo: Professores e Técnicos Administrativos

Dia:11/05/2017 (quinta-feira)

Local: Sala S8 (Anexo II)

PROGRAMAÇÃO

14h - Palestra sobre a fundação de apoio ao IFES - FACTO (apresentação da fundação e quais são as possibilidades de trabalhos, projetos e como, de maneira geral, tais projetos podem ser realizados).

Facilitador: *Luciano de Oliveira Toledo

15h – Informações a respeito dos seis editais divulgados pelo Programa Institucional de Difusão Científica, abertos até 19/05.

Facilitador: Douglas Ruy Soprani da Silveira Araujo, Coordenador de Pesquisa.

15h30min - Palestra sobre escrita de projetos científicos para agências de fomento.

Facilitador: Davi Pereira Garcia e Huarley Lemke.

* Luciano de Oliveira Toledo é Técnico em Agropecuária, formado pelo antigo Colégio Agrícola Nilo Peçanha, hoje campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Graduou-se em Engenharia Florestal (2000), concluiu o mestrado em Ciências Ambientais e Florestais (Conservação da Natureza, 2003) e o doutorado em Agronomia (Ciência do Solo, 2007), todos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Santa Teresa. Atuou como Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, entre 2011 e 2012. No Ministério da Educação exerceu cargos de Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão, Coordenador-Geral de Desenvolvimento de Pessoas, Chefe de Gabinete e Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concluiu o seu estágio pós-doutoral no Niagara College, ON, Canadá, onde estudou o modelo canadense de gestão da inovação. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da Fundação de Apoio do Ifes, a Facto. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Produção Florestal Sustentável e Conservação de Áreas Silvestres, atuando principalmente nos seguintes temas: composição e estrutura em florestas tropicais, capacidade de suporte de ecossistemas florestais, sustentabilidade de florestas plantadas, ciclagem de nutrientes, solos florestais e etnoecologia. Recentemente tem adquirido experiência em gestão pública e gestão da inovação.