Edital oferta vagas para mobilidade acadêmica em universidades da Tríplice Fronteira
Estudantes de graduação do Ifes podem se inscrever até o dia 13 de fevereiro.
A Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter) selecionará estudantes de graduação do Ifes para participar de mobilidade acadêmica nas instituições de ensino superior na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na Facultad de Ingeniería Agronómica de la Universidad Nacional del Este (FIA-UNE) e no Instituto Tecnológico Iguazú (ITEC). As instituições estão localizadas na Tríplice Fronteira, região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.
As inscrições vão até o dia 13 de fevereiro. Para se inscrever, o estudantes deverá enviar o formulário de inscrição preenchido e os documentos listados no edital para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro.
Paralelamente às aulas da mobilidade acadêmica, os estudantes selecionados cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional (Parquetec), parceiro institucional do Ifes, onde participarão do desenvolvimento de projetos em suas respectivas áreas de formação.
O edital oferta 19 vagas para participar da mobilidade acadêmica com subsídio financeiro do Ifes, além de 2 vagas para os demais inscritos, sem subsídio financeiro por parte da instituição, desde que cumpram os pré-requisitos. Os estudantes selecionados na modalidade “com subsídio financeiro do Ifes” receberão ajuda de custo para um semestre letivo, a ser paga por seu campus de origem e Reitoria, além de um subsídio mensal a ser pago pelo Parque Tecnológico de Itaipu (Parquetec) por seis meses. Já os estudantes selecionados sem subsídio financeiro do Ifes receberão somente o valor mensal pago pelo Parquetec em seis parcelas.
Acesse o edital.
Sobre as instituições
Sediada em Foz do Iguaçu (Paraná), região da Tríplice Fronteira, a UNILA foi criada para oferecer ensino superior a estudantes de todo o mundo, particularmente latino-americanos. A instituição possui o maior número de matrículas de alunos estrangeiros do Brasil com cerca de 35 nacionalidades diferentes e conta, ainda, com 28 cursos de graduação divididos em quatro institutos.
A FIA-UNE oferta os cursos superiores de Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental no Campus de Minga Guazu, no Paraguai, na região de Ciudad del Este, na divisa com Foz do Iguaçu. Além da graduação, a Instituição oferece programas de mestrado e doutorado.
O ITEC está localizado na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina e oferta cursos de nível médio durante o dia e ensino Superior a noite, destacando-se a oferta do curso de Administração Contábil em parceria com a Universidade Nacional de Misiones (UNAM).
O início do próximo semestre letivo (2025/1) nas instituições está previsto para o mês de março, com previsão de encerramento em julho de 2025.
Confira as vagas por curso e campus no edital.
*Atualizado em 06/02/2025
Redes Sociais