Ifes na Praia 2022: fim de semana foi com muitas atividades esportivas na praia de Guriri

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 12h09 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 16h44

10ª edição do Ifes na Praia aconteceu com a participação do Campus Montanha

A praia de Guriri foi movimentada no último fim de semana (dias 25 e 26) pela décima edição do Ifes na Praia, um evento esportivo anual promovido para atividades esportivas lúdico-pedagógicas para os nossos estudantes.

Foram dois dias de programação com jogos de vôlei e futevôlei, cabo de guerra e caminhada ecológica com coleta de lixo na praia. A novidade desta edição foi o convite ao Campus Montanha para participar do evento, convite prontamente aceito e presença de uma delegação com 12 estudantes e dois servidores, os professores Lidiane Picoli Lima e Félix Luiz Zanetti.

O evento começou às 8 horas no sábado, atrás da igrejinha. No domingo, houve partilha de frutas que os próprios estudantes levaram. A caminhada ecológica foi coordenada pela da professora de Biologia, Flávia Martins, convidada especialmente para esta atividade. Nos dois dias de atividades os estudantes fizeram alongamentos e atividades para prevenir possíveis lesões e para preparar o corpo para as atividades físicas, sob orientação dos professores de Educação Física, José Roberto (São Mateus) e Lidiane Picoli (Montanha).

A caminhada ecológica teve como objetivo a conscientização e a sensibilização sobre a quantidade de resíduos que as pessoas deixam na praia. Os estudantes que participaram da caminhada usaram luvas e fizeram a coleta de resíduos no percurso realizado pela praia.

ifes smt infes na praia 2022 flavia
Professora de Biologia, Flávia Martins, falando sobre lixo e resíduos (ao centro, de rosa).

ifes smt infes na praia 2022 lixo recolhido
Lixo recolhido pelos estudantes

Em entrevista à equipe de comunicação do Campus São Mateus, a professora Lidiane contou que os estudantes dela, convidados para o Ifes na Praia 2022, ficaram muito felizes e empolgados com o evento, por isso, aceitaram prontamente o convite.

ifes smt infes na praia 2022 entrevista
Professora Lidiane - Ifes Campus Montanha.

Perguntamos como estava sendo a participação do Campus Montanha na edição do Ifes na Praia, ela nos respondeu que:

“Para a gente está sendo muito relevante e estamos muito agradecidos pelo convite para fazer parte do Ifes na Praia 2022, porque nos dá a possibilidade de reforçar a confraternização com a instituição de uma forma mais ampliada e também da possibilidade dos estudantes poderem interagir, conhecer alunos de outros campi e poder conversar sobre outros assuntos que vão além das paredes de sala de aula. Acho que este sentimento de interação e de troca de ideias é uma oportunidade cultural que também faz parte e agrega, para além da prática esportiva. É muito satisfatório para nós estarmos aqui, a nossa equipe está muito feliz por estar aqui. Por outro lado, alguns dos nossos estudantes não conheciam Guriri, nunca estiveram por esses lados do nosso litoral nem tinham saído para além do seu limite de cidade. Estamos felizes e agradecidos!”

Em seguida, entrevistamos um dos estudantes do Campus Montanha, o Lázaro Soares Brejenski. Pedimos para ele nos contar como estava sendo participar do Ifes na Praia 2022, ao que ele nos respondeu:

“Está sendo uma experiência única e muito divertida e interativa. Depois da pandemia a gente ficou sem competir por algum tempo e agora agradecemos pelo convite. Poder competir, conhecer novas pessoas e interagir o Campus Montanha com o Campus São Mateus está sendo muito bom.”

ifes smt infes na praia 2022 lazaro
Lázaro Brejenski, estudante do Ifes Campus Montanha.

Perguntamos ainda como ele percebia a expectativa e participação dos colegas no evento, visto que esta é primeira vez que eles participavam do Ifes na Praia: “já estávamos bem animados para competir e conhecer pessoas. Chegando aqui, fomos recepcionados muito bem e está superando as expectativas, está muito bom!”, nos respondeu.

Também conversamos com o coordenador do evento, o servidor Marcelo de Oliveira Duarte (Campus São Mateus), que este ano foi o presidente da comissão organizadora do Ifes na Praia. Ele fez algumas considerações sobre o evento:

“O Ifes na Praia já é um evento esperado pelos nossos estudantes todos os anos. Depois de um tempo, por causa da pandemia, não tivemos o Ifes na Praia, então, acontecer novamente o Ifes na Praia, foi, sem dúvida, muito bom e gratificante, ainda mais com a participação dos estudantes de outro campus. Estamos muito agradecidos a todos que participaram, à comissão organizadora e ao Campus Montanha. Em 2023 tem mais!”

ifes smt infes na praia 2022 marcelo
Marcelo Duarte, presidente da comissão organizadora.

A comissão organizadora foi composta por servidores dos campi Montanha e São Mateus, estudantes e estagiário da comunicação social do Campus São Mateus.

Assista uma visão panorâmica de como foi o Ifes na Praia 2022

Resumo de como foi a programação:

Sábado, 25 Domingo, 26
Eliminatórias Vôlei Finais Vôlei
Futevôlei Futevôlei
Cabo de guerra Caminhada ecológica e compartilhamento de frutas.

Placar final dos jogos

EQUIPES VENCEDORAS IFES NA PRAIA 2022
Vôlei Futevôlei
Categoria Campeão Vice
1° ano e 2° ano 3° ano e 4° ano e Engenharia MDR PSG
Campeão Vice Campeão Vice
Montanha 2 Pipoqueiros Vai! Eletro Power Team

Veja as fotos do Ifes na Praia 2022 no Facecook do Campus São Mateus (acesse aqui).