Boas-vindas aos estudantes 2022

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 19h56 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 16h06

Período letivo 2022 inicia-se hoje, 20

As aulas do período letivo de 2022 começaram hoje, dia 20, para todos os cursos do Campus São Mateus. Para recepcionar os estudantes, novatos e veteranos, a comissão de organização do boas-vindas preparou uma recepção para os estudantes ingressantes.

Boas-vindas

No período matutino, a turma de novatos da Engenharia Mecânica foi recepcionada pelos diretores do campus e pela servidora Georgia Bulian juntamente com a pedagoga Mara Quartezani. Em seguida, os diretores apresentaram a instituição e deram-lhes boas-vindas e desejaram bom início das aulas.

No período vespertino, a programação foi voltada para os novatos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e no noturno, para os ingressantes dos cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio.

Na recepção, os estudantes foram orientados quanto às coordenadorias da instituição, seus núcleos, os responsáveis pelos setores e também sobre os projetos que acontecem no campus, sendo convidados para serem participantes deles.

Perguntamos para dois calouros quais foram as impressões que tiveram no campus em seu primeiro dia, uma vez que era perceptível a empolgação dos novatos:

“Aqui parece tudo muito organizado e os servidores atenciosos, estou bem empolgada. E também tem projetos bem interessantes” – respondeu Thaylana Alves de Jesus.

“A qualidade do Ifes é muito boa. Gostei muito da apresentação que tivemos aqui hoje. Acredito que o curso vai cumprir minhas expectativas” – comentou Victor Lozy de Souza.

Em seus cumprimentos, o diretor-geral, Eros Spalla, falou da importância do Ifes na formação dos novos estudantes e que a educação que receberão não é apenas profissional: “a formação que vocês terão será muito rica, sendo mais que a formação tecnológica, visto que aqui temos outros recursos e laboratórios para além das disciplinas técnicas, como os núcleos, por exemplo”, afirmou.

ifes smt thaylana victor
Thaylana e Victor, estudantes calouros do curso de Engenharia Mecânica

Aulas presenciais

Uma boa notícia que trazemos é que, por conta do fim do cumprimento do protocolo de biossegurança relativo à Covid-19, as aulas para os estudantes da Engenharia Mecânica seguirão no formato presencial. Os semestres anteriores, para todas as turmas e cursos, foram alterados em decorrência do período de pandemia do Coronavírus, levando a modificações no calendário acadêmico e na modalidade de aulas. O Ifes, nesse período, adotou o sistema remoto de ensino, em seguida, o modelo híbrido, que ainda está em vigor para as turmas veteranas.

Ainda em seu momento de fala, Eros lembrou que é um momento marcante para o Campus São Mateus ver as salas de aula cheias de estudantes novamente: “é um marco pós-pandemia histórico para o campus”, comentou. Também os demais diretores reafirmaram a importância e alegria de ver as salas repletas de estudantes. Puderam participar também os pais ou responsáveis pelos alunos na recepção que aconteceu no período vespertino.

Gincana

Outro momento de acolhimento foi no final da tarde quando os calouros dos cursos técnicos integrados participaram de uma gincana com os veteranos das turmas dos terceiros anos. A gincana foi uma atividade lúdica de interação entre novatos e veteranos.

Outras programações

Ainda dentro da grade de programação de boas-vindas, acontecerá na sexta-feira, 22, a realização de minicursos abordando os temas: Sistema Acadêmico e Moodle, meet, RPN, libreoffice, como salvar arquivos em pdf, ilovepdf, Google Docs, Google Drive e como salvar arquivo em pdf a partir do google drive utilizando o celular. Estes minicursos acontecerão de forma virtual.

Na terça-feira, 26, haverá o retorno das aulas presenciais para todas as turmas e acontecerá uma conversa sobre ROD e Código de Ética com os novatos.

= = = = = =

Acessos importantes: