Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes oferta mais de 1.200 vagas para cursos técnicos
Início do conteúdo da página

Ifes oferta mais de 1.200 vagas para cursos técnicos

Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 17h35 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2017, 17h25

Inscrições podem ser feitas de 8 de maio a 5 de junho.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está ofertando mais de 1.200 vagas para cursos técnicos, por meio dos editais 32/2017 (concomitantes, subsequentes, especialização técnica) e 33/2017 (Proeja). O período de inscrições vai de 8 de maio a 5 de junho. Para os cursos nas modalidades concomitantes, subsequentes e de especialização técnica, as inscrições devem ser feitas no site do Ifes. O valor da taxa é de R$ 68, e a isenção pode ser requerida até o dia 31 de maio. Os editais serão publicados no domingo (7). Inscreva-se.

A formação concomitante é oferecida para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio em outra instituição, e tem duração de 1,5 a 2 anos. São 832 vagas distribuídas nos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Os cursos na forma subsequente somam 156 vagas distribuídas nos campi de Santa Teresa e Vitória, e são destinados para quem já concluiu o ensino médio. Já as especializações técnicas ofertam 50 vagas nos campi Vila Velha (30) e Serra (20), têm duração de um semestre, e são destinadas para quem já fez curso técnico e quer se especializar.

Para os candidatos do processo seletivo para concomitantes e subsequentes, será aplicado uma prova objetiva com 50 questões, com duração de 4 horas, no dia 18 de junho. O preenchimento das vagas dos cursos de Especialização Técnica será realizado por meio de análise da documentação apresentada na inscrição, seguindo o critério de maior Coeficiente de Rendimento (CR) do egresso no seu curso técnico de origem.

O resultado final será divulgado no dia 12 de julho, conforme o cronograma do edital. As aulas terão início conforme o calendário acadêmico de cada campus.

Acesse o edital 32/2017.

Proeja
Os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), são reservados para quem ainda não possui o ensino médio, tem 18 anos ou mais e ensino fundamental completo. As inscrições devem ser feitas presencialmente no campus de interesse. As inscrições são gratuitas, sem cobrança de taxa.

São 170 vagas distribuídas em dois campi. Em Santa Teresa será ofertado o curso de Técnico em Agroindústria. O Campus Vitória oferece os cursos técnicos em Metalurgia, Segurança do Trabalho e Guia de Turismo, além da Qualificação Profissional em Cadista para a Construção Civil.

O processo seletivo no Campus Santa Teresa será realizado em duas etapas classificatórias: palestra informativa e análise socioeducacional. Já no Campus Vitória, além da seleção por meio de palestra informativa e análise socioeducacional, haverá prova objetiva e redação (somente para o curso de Qualificação Profissional em Cadista para a Construção Civil). O resultado parcial será divulgado no dia 3 de julho.

O resultado final será divulgado no dia 12 de julho, conforme o cronograma do edital. As aulas terão início conforme o calendário acadêmico de cada campus.

Dúvidas deverão ser esclarecidas exclusivamente pelo e-mail: processoseletivo@ifes.edu.br.

Acesse o edital 33/2017.

registrado em:
Assunto(s): cursos técnicos , vagas , inscrições ,
Fim do conteúdo da página