Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Sisu divulga resultado da chamada regular nesta quarta-feira (31)
Início do conteúdo da página

Sisu divulga resultado da chamada regular nesta quarta-feira (31)

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 10h01 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 19h16

Aprovados devem efetuar matrícula de 2 a 7 de fevereiro.

O resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta quarta-feira (31). A nova data foi informada por meio de comunicado do Ministério da Educação. Os candidatos podem consultar o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br.

Os aprovados na chamada regular devem entregar a documentação prevista no edital a partir de sexta-feira (2) até o dia 7 de fevereiro pelo Sistema de Envio de Documentos, a ser disponibilizado em ifes.edu.br/2024.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ofertou 1.907 vagas em 55 cursos de graduação presenciais no Sisu 2024. A lista completa com os aprovados por curso já está disponível em: ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/3028-ps-186-2023-cursos-de-graduacao-sisu-2024.

Lista de espera
Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 31 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Vagas para o 2º semestre
Esta edição do Sisu contou com somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. Foram ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024.

No caso das vagas disponibilizadas cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras:
- as vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e
- todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

O ingresso do estudante no curso, no entanto, dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido. Assim, será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior.

Com informações do Ministério da Educação (MEC).

*Atualizada em 02/02/2024

registrado em:
Fim do conteúdo da página